terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Ópera O Guarani para 2012


Atendendo ao pedido do Senador Inácio Arruda feito ontem, na apresentação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, a Orquestra Filarmônica do Ceará incluiu a Ópera O Guarani na programação para 2012.

O ato foi uma manifestação cultural plural onde vários artistas do Ceará surpreenderam com as suas atuações.

Foi aberto com o Hino do Brasil, interpretado pela nossa Orquestra Filarmônica do Ceará, e completado com uma seleção de Luiz Gonzaga e as interpretações do Tenor Ricardo Máximo e da Soprano Flavianny Naama.

No final do ato, vários representantes culturais do nosso panorama político expressaram seu apoio e compromisso com a cultura e a arte.

Outros projetos desafiantes vão ser apresentados também na próxima temporada, depois da conclusão bem sucedida das Nove Sinfonias de Beethoven, executadas pela primeira vez e integramente por uma Orquestra Cearense.

As cinco Sinfonias de Tchaikovsky e as quatro Sinfonias de Brahms completaram uma nova temporada da Filarmônica cheia de emoção e música.

A Ópera O Guarani é um dos grandes projetos da nossa cultura Brasileira.

É uma ópera em quatro atos do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes, baseada no romance de José de Alencar "O Guarani", e foi execuada pela primeira vez, no Teatro Scala de Milão, na Itália, em 19 de março de 1870.

Conta a historia da colonização por parte dos Portugueses previamente dominados pelos Espanhóis, e inclui histórias de romances míticos como a de Cecília, filha do terratenente colonizador Don Antônio, e Peri, cacique da tribo dos Guaranis.

Fonte: Osquestra Filarmônica do Ceará

Nenhum comentário: