quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Parlamentares debatem políticas públicas de incentivo à leitura

 
“As políticas públicas do livro, leitura e literatura” foram tema de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia, na tarde desta segunda-feira (19/09). O deputado Lula Morais (PCdoB), que solicitou o debate, destacou a necessidade de “democratizar e ampliar o acesso dos brasileiros aos livros”

Lula Morais lembrou que os brasileiros ainda lêem pouco e ressaltou a importância da discussão entre poder público, sociedade e integrantes da cadeia do livro, que envolve escritores, editores, contadores de histórias, e outros profissionais do setor. “Temos que criar mecanismos para incentivar os jovens a buscar nos livros o gosto pela leitura”, destacou o parlamentar.

A diretora do Fórum do Livro, Leitura e Literatura do Estado, Mileide Flores, falou sobre ações para incentivar a leitura, como feiras, debates e palestras e apresentou reivindicações do setor, como a criação do Instituto Estadual do Livro, do Plano Estadual e de um Fundo Setorial.

O diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos destacou o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que envolvem a democratização, formação de leitores, a valorização do livro no imaginário popular e o fomento à cadeia produtiva. Fabiano falou ainda de projetos que tramitam no Congresso, que prevêem ações como a criação do Instituto do Livro e do Fundo Nacional do Livro e Leitura.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator de um dos projetos da lei que regulamenta a PNLL no Congresso, falou sobre a tramitação das propostas e defendeu uma maior vinculação entre a leitura e a cultura. “O livro é a grande fonte de acesso ao aprendizado e a cultura. É fundamental que se possa ampliar as condições de acesso da população aos livros”, defendeu Inácio.

O secretário de Cultura do Estado, Professor Pinheiro, ressaltou que o grande desafio nesta área é garantir à população a democratização do acesso à leitura. Ele falou de ações do Governo nesta área, como a ampliação e a melhoria nas bibliotecas públicas; o incentivo e a aquisição de obras de autores cearenses e o programa de agentes da leitura, que já funciona em mais de 40 municípios cearenses.

Também participaram do debate os deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE) e Artur Bruno (PT-CE); o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT); secretários municipais de Educação de Madalena, Alzira Bernardes, e de Maranguape, Gilvan Paiva; o coordenador geral do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) Helder Monteiro; e ainda escritores, contadores de história e representantes da Secretaria de Educação de Fortaleza; de editoras e entidades ligadas à cadeia do livro.
CV/LF
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário: