quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pescador resgatado em Acaraú-Sobrevivi com meio litro de água

Os ventos fortes afastaram o pescador da costa. Em 2010, foram registrados quatro acidentes e três em 2011


O tempo "virado", o mar agitado e os fortes ventos característicos dos meses de agosto e setembro no litoral cearense deram um susto no pescador Francisco Januário de Souza, 61 anos. Ele ficou sete dias à deriva, vivendo apenas da fé em sobreviver, da vontade de reencontrar a família e se alimentando com as únicas 16 barras de cereais e de pequenos goles de água que sobraram. "Sobrevivi apenas de meio litro de água que ficou da caixa do bote salva vidas. Tomava um gole três vezes por dia para economizar. Pensei que ia morrer", comentou aliviado.

O pescador caiu no mar no último dia 3, próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha (PE), e só foi resgatado no último sábado em Acaraú (CE), a 244 Km de Fortaleza. Ontem descansou em casa, se alimentou junto aos parentes e se recuperou da fraqueza, da desidratação e das pernas inchadas.

Relatou que as altas ondas fizeram o barco perder a estabilidade e com o "sacolejo" a caixa do bote salva-vidas se desprendeu. Ele caiu no mar ao tentar pega-lá. "Colegas jogaram boia para tentar me puxar, mas a corda rompeu. Ondas me arrastaram e o barco com o motor quebrado não conseguiu me resgatar", lembra, nervoso.

Precaução
Infelizmente, o caso de seu Januário não é único. Outros também foram vítimas das fúrias dos ventos. Em 2010, foram registrados quatro acidentes envolvendo barcos de pesca e, em 2011, três, segundo o Capitão de Corveta, Reinaldo Cerqueira, do Departamento de Segurança do Trafego Aquaviário da Capitania dos Portos do Ceará.

"Antes de irem para o mar os pescadores devem verificar as condições estruturais da embarcação, se os tripulantes são habilitados e se o material de salvatagem está completo e ainda, avisar ao maior número de pessoas possível, sobre a área em que pretende navegar, a previsão da data para a chegada e por último atenção as condições do tempo", diz o capitão.

ESTIMATIVA
Ventos fortes vão durar até outubro
Muitos são os riscos de se navegar em águas cearenses nesse começo de semestre, afirma o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) Vinicius Oliveira. O ideal seria que os pescadores evitassem o mar turbulento.

"Os ventos estão com velocidade média de 31km/h, mas podem ter rajadas de 60 km/h. Um grande perigo, pois o pescador acaba sendo afastado da costa e não consegue voltar", relata. O evento ainda deve durar até o final de outubro.

O diretor secretário da Colônia de Pescadores Z8, em Fortaleza, Sebastião da Silva, diz que a maioria dos trabalhadores desiste de embarcar com esta ventania toda, mas que nem todos recuam. "Precisam do mar para sobreviver, para tirar o ganha-pão. Já vi, em alto mar, o vento chegar a 80km/h. Maior aperreio do mundo. Vez o outra acontece um acidente grave. Nossa sorte é que todos são experientes e corajosos, enfrentam a fúria das águas e conseguem mesmo sobreviver", relata.

No Ceará, conforme Leonardo Monteiro, geólogo e pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), as correntezas estão muito fortes e acabam "puxando" os barcos. "O movimento é forte no litoral, do Ceará até o Maranhão", comenta.

Nenhum comentário: