quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Professores da EEEP Marta Giffoni participam do IV Encontro de Professores Diretores de Turma e Gestores Escolares na 3ª CREDE


Professores Diretores de Turma da EEEP Marta Giffoni, participaram em 27.09.2011 às 8:30:00 hs na 3ª CREDE -Acaraú, do IV ENCONTRO DE PROFESSORES DIRETORES DE TURMA E GESTORES ESCOLARES, com o objetivo de fortalecer a implementação do Projeto Professor Diretor de Turma nas escolas da rede estadual da 3ª CREDE.

O Projeto Diretor de turma é inspirado em programa semelhante desenvolvido em Portugal e com resultados surpreendentes. O piloto foi implantado nas 51 escolas profissionais do Estado, e já está implantado em toda a rede estadual de ensino. De acordo com os Técnicos da SEDUC, a escolha das escolas profissionais para iniciar o projeto se deve em razão da evasão nessas unidades serem quase zero e pela necessidade de apreender a metodologia para melhor praticá–la no restante da rede pública. Para isso, uma técnica portuguesa professora Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite está repassando todas as informações possíveis e acompanhando os resultados.

A professora Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite, nascida na cidade de Fafe, Portugal, e radicada no município de Fortaleza, desde 2007.
A educadora licenciou-se em Português e História pela Universidade Aberta de Lisboa e bacharelou-se em Ensino Básico e Ensino Complementar pela Escola do Magistério Primário de Braga/Portugal.

Ainda em Portugal, Haidé assumiu diversos cargos de gestão destacando-se principalmente como diretora de instituição de ensino e como professora diretora de turma. Essa experiência a trouxe para a cidade de Fortaleza, no ano de 2007, para desenvolver junto à Secretaria da Educação Básica do Ceará, através da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, o “Projeto Professor Diretor de Turma”, em andamento desde 2008.

De acordo com o deputado Artur Bruno (PT) que concede o título de Cidadã Cearense a professora, o reconhecimento profissional de Haidé tem sido mostrado por meio de inúmeros convites para apresentação de projetos educacionais e culturais em palestras e capacitações de docentes, também para a implantação de projetos ligados à área de gestão de ensino e, principalmente, pelo apreço que os educadores do Ceará têm devotado à sua atuação, ações que têm sido pautadas em prol do desenvolvimento educacional de uma terra pela qual se sente grata e acolhida.

O diretor de turma é um professor da escola, que utilizará três horas semanais da sua c/h para desempenhar seu papel de acompanhar a aprendizagem de cada um aluno da turma, além de ser um amigo, um ouvinte dos adolescentes/jovens. Estes muitas vezes com problemas que parecem tão grandes, mas que com orientação correta consegue resolvê–los sem tantos dramas pessoais. Ele deve levar em consideração o desenvolvimento do conhecimento do educando em todas as dimensões. Além de estabelecer um clima de liberdade e criatividade. A idéia é valorizar o adolescente/jovem para que este adquira autonomia progressiva, espírito crítico, participativo e capaz de assumir direitos e deveres. O papel dos pais também é fundamental.

É função do Diretor de turma: acompanhar o desempenho de todos os alunos daquela sala, seja nos resultados acadêmicos (notas, trabalhos, dificuldades em determinada disciplina), seja na sua freqüência escolar. O objetivo é diminuir a massificação, reduzir os indicadores da evasão escolar e integrar a escola, família e comunidade.

Na EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, desde o ano de 2009 tem o projeto implantado na escola, e já se percebe os frutos desse trabalho através da participação dos pais e no comportamento do aluno (notas, auto-estima, desempenho, criticidade). Paralela a reunião bimestral é realizada a reunião intercalar, que direciona de forma correta as intervenções necessárias, todas objetivando a permanência e aprendizagem do aluno, valorizando-o como um ser protagonista da sua própria história e cultura.

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