domingo, 11 de setembro de 2011

Projeto Residência na Vila das Artes

Térence Pique é francês e vem a Fortaleza participar do projeto com artistas locais

Uma troca de experiências entre artistas locais e um convidado, gerando discussões e processos de criação coletiva. Esta é a proposta do Projeto de Formação Residência, que a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Salão de Abril promovem pela 2ª vez, em 2011, na Vila das Artes.

Desta vez, o francês Térence Pique participa da residência cuja temática é "A questão do espaço e suas representações simbólicas na cidade". O projeto está marcado para acontecer entre os próximos dias 16 e 30.

Natural do Sul da França, Térence estudou História e Teoria da Arte e da Fotografia Contemporânea em Paris, antes de instalar-se em Madrid, em 2009. Grande parte de suas investigações exploram o universo urbano, considerando contradições e complexidades ambíguas. Leva em conta tanto a questão do espaço quanto sua representação, sua produção e/ou sua relação com o social.

A cada edição do projeto, serão três residências com duração, cada uma, de 15 dias, período em que o convidado realiza uma palestra de apresentação e seleciona portfólios dos artistas locais. Ao todo, 15 participantes pensam numa proposta, junto ao residente, dentro da temática em questão.

Ao final do processo, um cearense será escolhido para fazer exposição no país de origem de Térence, a França. O objetivo é ampliar as barreiras territoriais e estreitar as relações dos artistas locais com o mundo.

Os projetos serão registrados e farão parte de um livro, que será lançado no fim do ano, incluindo todos os participantes e textos de colaboradores e pensadores da área.

MAIS INFORMAÇÕES:
Projeto de formação Residência, com o artista Térence Pique. De 16 a 30 de setembro, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Apresentação do artista e leitura dos portfólios dos artistas interessados, no dia 16, às 14h30. Resultado dos selecionados, no mesmo dia, por e-mail. Contato: 3105.1358

Nenhum comentário: