sábado, 10 de setembro de 2011

Sobral festeja natalício de D. José Tupinambá

Um dos maiores empreendedores de Sobral recebe homenagens hoje pela data de seu nascimento

Dom José é considerado o segundo fundador de Sobral, pela sua expressiva contribuição ao desenvolvimento do Município

Sobral. Dom José Tupinambá da Frota é referência neste Município. Hoje, os sobralenses festejam os 129 anos de nascimento do primeiro bispo da cidade. Dom José será lembrado com uma solenidade no Beco do Cotovelo com a presença do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), e do bispo diocesano Dom Fernando Suburido.

O deputado estadual Teodoro Soares, quando era reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA), instituiu setembro como mês de Dom José. A atual edição das comemorações é a 12ª. "Dom José Tupinambá da Frota teve uma profícua ação pastoral, aliando Educação e Cultura, quando esteve à frente da Diocese de Sobral de 1916 a 1959. Ele foi tão atuante em toda Região Norte que, 50 anos após a sua morte, sua presença continua nas obras que deixou e no trabalho de seus padres", destaca Teodoro Soares.

Biografia
Filho de Manoel Artur da Frota e Raimunda Artemísia Rodrigues Lima, Dom José nasceu em 10 de setembro de 1882, na Rua da Aurora, hoje Rua Domingos Olímpio, atual residência da família de Antônio Frutuoso da Frota Filho.

Dom José ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma (Itália), recebendo o grau de doutor em Teologia e Filosofia em 1902. Morou no Colégio Pio Brasileiro e em 29 de outubro de 1905 ordenou-se sacerdote diocesena.

Em 1906, ao voltar ao Brasil, trabalhou inicialmente em Sobral, ajudando o padre Diogo, seu tio, nos afazeres paroquiais. Em 1907, atendendo o convite de Dom José de Camargo Barros, lecionou Teologia Dogmática, Ética e Liturgia no Seminário da Ipiranga, em São Paulo. Em 1908, foi nomeado por Dom Joaquim, vigário da Paróquia de Sobral, onde fixou residência. Durante os oito anos em que esteve à frente desta paróquia, deu provas de seu dinamismo empreendedor, quando melhorou e embelezou a Igreja Matriz, estruturou a catequese, deu nova vida às associações religiosas, dignificou os atos litúrgicos e fundou um dispensário, dedicando-se aos pobres e enfermos.

Com a criação da Diocese de Sobral, em 10 de novembro de 1915, pelo papa Bento XV, foi nomeado como seu primeiro bispo. Sua sagração episcopal teve lugar na Bahia no dia 29 de junho de 1916, aos 33 anos de idade, por Dom Jerônimo Thomé da Silva, arcebispo primaz da Bahia. Sua posse nesta diocese se deu no dia 22 de julho do mesmo ano.

Em seu episcopado de 43 anos é considerado, pelo conjunto de sua obra eclesial, política, cultural e administrativa, como o segundo fundador de Sobral. Quis fazer de Sobral uma nova Roma, equipando-a de aparato multiforme, constituído pelo Seminário São José, na Betânia, os colégios Sant´Ana e Sobralense, a Santa Casa de Misericórdia, o jornal Correio da Semana, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, o Banco Popular e o Museu Diocesano. Historiadores destacam que como "ortodoxo, de moral ilibada, nunca descurou do seu rebanho, dedicando-se com desvelo à sua missão".

Ele também foi fundador da Universidade Vale do Acaraú (UVA). Por iniciativa de Dom José, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1953, na administração do prefeito Antônio Frota como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. Projetado por Falb Rangel, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi executado por Francisco Frutuoso do Vale, que também foi o autor da imagem de Nossa Senhora que o encima.

Na "Princesa do Norte", há diversos espaços que lembram o seu bispo maior, como o museu que leva seu nome TUNO VIEIRA

No Museu Dom José tem um acervo de quase cinco mil peças. Ele é considerado o quinto do Brasil em arte sacra e decorativa pela Conselho Internacional de Museus. Estudioso de genealogia, foi sócio correspondente da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Brasileiro de Genealogia.

Pai espiritual
Foi o maior benfeitor de Sobral. Durante 51 anos, dos quais oito como vigário e 43 anos como bispo, foi o chefe, o líder, o pai espiritual da comunidade sobralense. Não é à toa que no Município têm diversos espaços em seu nome, como homenagens.

Ele escreveu e publicou dois livros: "História de Sobral" e "Traços biográficos de Manuel Artur da Frota". Faleceu no dia 25 de setembro de 1959, aos 77 anos de idade. Foi sepultado no pavimento da Capela do Santíssimo, na Catedral, a seu pedido, sob um epitáfio esculpido em mármore, com essas palavras: "Ad pedes Domini pie requiescat" (Devotamente para descansar aos pés do Senhor") .

Líder
51 anos, dos quais oito como vigário e 43 anos como bispo, Dom José foi o chefe, o líder, o pai espiritual da comunidade sobralense. Não é à toa que no Município lhe reverencia em diversos espaços

MAIS INFORMAÇÕES
prefeitura Municipal de Sobral
Rua Viriato Medeiros, 1250 - Centro
Telefone: (88). 3677-1100

Lauriberto Braga 

Repórter

Nenhum comentário: