quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Viagem ao redor do poema

Escritor Alexandre de Lima Sousa edita seu terceiro livro, "Depois do sempre". Coleção de poemas será lançada às 19 horas, na Livraria Lua Nova

O poeta Alexandre de Lima Sousa: escritor lança obra premiada. Coleção de poemas é marcada pela precisão
FOTO: JOSÉ LEOMAR

Em seu livro anterior, "Estado de Sítio" (2007), o escritor cearense Alexandre de Lima Sousa fazia poesia para além da poesia. O projeto gráfico, em papel reciclado e impresso em verde, dialogava com as imagens dos versos, em que figurava frutas, lesmas, borboletas, macacos. Havia ainda um vídeo, criado pelo realizador audiovisual Fred Benevides, que dialogava com a obra.

"Depois de sempre", seu novo trabalho, faz o caminho inverso: concentra-se nas expansões possíveis no próprio universo do poema. O livro foi um dos vencedores do Prêmio Caetano Ximenes Aragão, categoria que premiou obras de poesia no Prêmio Literário para Autores Cearenses, lançado pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), no ano passado. O escritor lança "Depois do sempre", às 19 horas, na Livraria Lua Nova.

Investigação íntima
No livro, o poeta opera um movimento diferente. Se antes ele falava do outro, da cidade convertida em selva, evocada de maneira oblíqua ao se mencionar plantas e bichos, agora Alexandre se concentra na fauna e nos climas interiores. Os versos são mais introspectivos. Mas não no sentido de ser uma poesia egoísta, narcisista, mas de usar as próprias experiências, contradições, impasses e questões para investigar o incômodo de estar no mundo.

Em "ambíguo", trata-se de identidade (cada vez mais móvel) e da própria condição de ser poeta: "mas do que sou/ pareço ser". "Dilema solucionado" ecoa debates sobre a condição do poeta, um fingidor para Fernando Pessoa: "não/diametralmente/ um mentiroso//tão/somente/ um poeta".

Os dois poemas ajudam a ter uma boa ideia da escrita de Alexandre de Lima Sousa: a aparente simplicidade e sutileza de abrir o poema, de trabalhar sua natural ambiguidade; o gosto pelas formas breves; e a confusão (proposital) do mundo interior do escritor e de universos em que transita.

Novos projetos
Alexandre já trabalha no sucessor de "Depois do sempre". Em seu próximo livro, ele deixa de lado a poesia em versos e envereda pela prosa - ela mesma a ser eivada de poesia, em textos curtos, que margeiam e oscilam, entre o ficcional e o real.

Poemas  
Depois do sempre  
Alexandre de Lima Sousa
EXPRESSÃO GRÁFICA
2011
138 PÁGINAS
R$ 20
Lançamento às 19 horas, na Livraria Lua Nova (Av. 13 de Maio, 2861). Contato: (85) 3214.5488


DELLANO RIOS
EDITOR

Nenhum comentário: