sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Artesãos homenageiam a escritora Rachel de Queiroz em exposição

Obras estão expostas no Salão Municipal de Fortaleza até 4 de novembro.
Artesãos se inspiraram na vida e nas obras da escritora cerense.

Artesãos elaboraram peças inspiradas na vida e nas obras da escritora Rachel de Queiroz
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)

A vida e as obras da escritora cearense Rachel de Queiroz inspiraram telas, rendas e bordados produzidos pelos 71 artesãos selecionados para participar da sexta edição do "Salão Municipal de Fortaleza", que teve 89 inscritos na edição deste ano.

O resultado dos trabalhos expostos surpreendeu os organizadores do evento. “É impressionante a força de vontade deles, porque muitos não tem nem sequer instrução, nem estudaram Rachel Queiroz, mas eles leram, foram atrás e pesquisaram na internet pedindo ajuda dos filhos, o que enriqueceu o evento”, diz a gerente da célula de artesanato do Salão municipal de Fortaleza, Vânia Pinheiro.

A artesã Maria das Graças participa pela primeira vez da exposição e fez um bordado em homenagem às "Três Marias", obra da escritora que ela mais gostou de conhecer. Ela também bordou a cortina que conquistou o primeiro lugar em apenas três semanas. “Consegui ler 'O Quinze', mas me apaixonei mesmo foi pela obra 'As Três Marias', e daí surgiu a ideia de fazer a peça inspirada nesse tema.

A artesã Angelice Santos Custódio se inspirou na força dos retirantes que enfrentaram a seca do ano de 1915, uma referencia à história mais conhecida de Rachel de Queiroz. Em uma das telas expostas, está a imagem da Fazenda Não Me Deixes, onde a escritora costumava passar as férias, em Quixadá. Outra tela traz a consagração, quando pela primeira vez uma mulher conquistou a vaga na Academia Brasileira de Letras.

Serviço
Espaço Cultural Viajando nos livros
Shopping Benfica (Av. Carapinima 2200)
10h às 22h
até 4 de novembro
Ingressos: grátis.

Fonte: G1 TV Verdes Mares

Nenhum comentário: