sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Câmara aprova ensino de história do Crato nas escolas municipais

Projeto de lei obriga ensino da história do Crato para o Ensino Fundamental II. Após aprovação dos vereadores, projeto aguarda sanção do prefeito.




A Câmara Municipal do Crato, município a 506 km de Fortaleza, aprovou por unanimidade o projeto de lei do vereador George Macário (PV) que torna obrigatório o ensino de história da cidade nas escolas públicas municipais. De acordo com o projeto, a matéria deve ser integrada no programa do Ensino Fundamental II. O projeto de lei ainda precisa ser sancionado pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe.

“O Crato tem 247 anos e momentos importantes, inclusive, para a história do Brasil. Durante décadas e décadas, nunca foi passada a história do próprio município para os alunos. Quando era repassado, era de maneira superficial”, diz o vereador. Depois que foi aprovado pela Câmara, no último dia 8 de agosto, o projeto de lei tem o prazo de um ano para entrar em vigor nas escolas, de acordo com o parlamentar. “Nas escolas estaduais e particulares, o ensino da história do Crato será facultativo”, esclarece.

O vereador informa que as instituições de educação, cultura e história se reunirão para produzir o material do livro didático que deverá ser custeado pela Prefeitura do Crato. “Nós temos que envolver as instituições para que seja elaborado um material didático bom e, obedecendo o tempo que a lei faculta para que exista a preparação, seja feito efetivamente o ensino do Crato aos cratenses”, destaca o vereador.

“É preciso que haja essa preparação. Porque nós conhecemos, mas é preciso um estudo maior”, ressalta a professora Palmira de Oliveira Rodrigues. Segundo o projeto de lei, além do ensino da história do Crato, as escolas também devem hastear as bandeiras do Município, do Ceará e do Brasil e os hinos cantados no 1º dia letivo de cada mês. “Na nossa concepção, uma nação que quer entrar no Primeiro Mundo tem de ser nacionalista, ter amor à bandeira”, defende o vereador.

Fonte: G1 Ce

Nenhum comentário: