terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ceará é o 2º Estado com maior número de participantes na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


Desmistificando alguns lugares comuns sobre o tópico da educação no Brasil, a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada pelo Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, revela destaques entre as escolas públicas e comunidades distantes dos grandes centros. O Brasil está representado de Norte a Sul e de Leste a Oeste na final da 3ª ONHB, nenhuma região ficou de fora e quase todos os Estado trarão representantes. 

É interessante, ainda, notar uma pulverização das equipes pelo interior dos Estados. Merece destaque, por exemplo, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, que virá à final, em Campinas, com duas equipes. Ou a cidade de Bicas, MG, com população de 13.653 habitantes (IBGE/2010), que virá com quatro equipes à final.

Se em valores absolutos o Estado de São Paulo continua tendo o maior número de participantes na Olimpíada (195 na final), outros Estados chamam a atenção quando analisados de maneira relativa à sua população. Com 132 finalistas, o Ceará é o segundo Estado com maior número de participantes na final, tendo aproximadamente 1/5 da população paulista. Roraima, por exemplo, enquanto representa apenas 0,2% da população do país, tem 2% dos participantes da final da Olimpíada.


Comparativo entre o percentual de pessoas por Estado em relação ao país, o percentual de estudantes finalistas por Estado em relação ao total de estudantes que chegaram à última fase da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, e o percentual de participantes por Estado em relação ao total de inscritos na 3ª ONHB.

Outro dado que pode surpreender é como as escolas públicas chegaram praticamente em pé de igualdade com as particulares na final da Olimpíada, com 44% das equipes finalistas.

Assessoria de Imprensa
Museu Exploratório de Ciências
Universidade Estadual de Campinas

www.mc.unicamp.br

Fonte: Planeta Universitário

Nenhum comentário: