quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Equipe do IFCE constrói catamarã

Barco deve ser concluído até fevereiro (DIVULGAÇÃO)

Equipe de seis professores e três alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Acaraú, no Litoral Oeste, está construindo uma embarcação a vela, conhecida como catamarã. O projeto da embarcação está orçado em cerca de R$ 100 mil e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A previsão é de que a embarcação seja concluída até fevereiro.

O diferencial do barco, em elaboração há três meses, é a vedação feita à base de fibra de vidro. A construção ocorre em um galpão da Prefeitura, mas a propriedade da embarcação será do IFCE, que vai utilizá-la em pesquisas e na capacitação de pescadores.

Esse é o segundo barco de testes construído pelo curso técnico em Construção Naval do IFCE de Acaraú. O coordenador-executivo do projeto, professor Maurício Oliveira, explica que os barcos são utilizados em visitas a comunidades de pescadores.

“A pesca é uma atividade importante na região, mas as condições são muito degradantes. Há pouca segurança e qualidade de vida”, aponta Maurício. Segundo ele, a ideia é levar a tecnologia do barco com vedação de fibra de vidro ao acesso dos pescadores.

“A intenção é que os alunos criem uma empresa para replicar isso. Estamos começando”. Ainda segundo Maurício, um novo barco pode ficar pronto a cada 3 meses.

Por conta de a pesca no litoral cearense ser feita, quase na totalidade, em embarcações artesanais como as jangadas, o projeto do IFCE de Acaraú também busca conscientizar os pescadores sobre a utilização da madeira. “É uma quantidade razoavelmente grande de madeira vinda de desmatamento ilegal”, cita.

O aluno do 2º semestre do curso de Construção Naval de Acaraú, João Dehon, 19, conta que se interessou pelo projeto porque já trabalhava na área com o pai, que é marceneiro. “Gosto e tenho aptidão para a construção”.  

(Thiago Mendes)

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: