sábado, 1 de outubro de 2011

Ralph Della Cava recebe título

UFC concede título de "outor honoris causa" ao pesquisador norte-americano Ralph Della Cava, autor de obra referencial sobre padre Cícero

Della Cava tem obra referencial no estudo de padre Cícero (VIDAL CAVALCANTE/AE )

O historiador norte-americano Ralph Della Cava recebeu , em Juazeiro do Norte, o título de “doutor honoris causa” da Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade ocorreu no auditório do campus da UFC no Cariri. O título será entregue pelo reitor da instituição, Jesualdo Farias.
Della Cava é um dos maiores pesquisadores da vida do padre Cícero, e seu livro

Milagre em Joaseiro, publicado em português em 1977, é considerado obra inaugural das pesquisas acadêmicas sobre o fenômeno político-religioso da cidade.

O reitor da UFC lembra que a homenagem ao professor aposentado da Universidade de Columbia, em Nova York, se insere nas festividades do centenário de Juazeiro do Norte.

“Foi o primeiro pesquisador que tratou a temática com fundamentação científica, trabalho que tomou corpo a partir da UFC, da relação forte com professores. É uma dívida que a universidade tinha com ele”, cita Jesualdo.

Régis Lopes, professor do departamento de História da UFC, explica que a homenagem é merecida não apenas pelos estudos do professor norte-americano, mas pelo seu papel “importantíssimo na luta contra a ditadura”. “Nos anos 60, ele fez o possível e o impossível para denunciar a tortura”, detalha Régis.

Alma Mater
Em Juazeiro do Norte desde o começo da semana para conferência no X Congresso de História da Educação, Ralph Della Cava diz que foi com grande honra que recebeu a notícia da homenagem.

“Além de ser uma honra, é uma maneira de estreitar minhas ligações com a universidade de que fui professor visitante e onde está minha própria ‘alma mater’ no Brasil”, descreve.

Ele relata como foi motivado pelo professor de Antropologia Cultural do Brasil, Charles Wagley, a estudar os fenômenos ligados ao padre Cícero. “Ele me disse: ‘vá a Juazeiro e conte a história’”, relembra

O professor Ralph cita a resistência inicial de alguns professores a que um estrangeiro viesse escrever sobre Juazeiro do Norte. Ele conta também que o período de sua pesquisa, entre 63 e 64, coincide com o Concílio Vaticano II, quando a Igreja, querendo demonstrar abertura, consente o acesso aos documentos. “Fui o primeiro a receber a licença para a pesquisa”, rememora.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O título é concedido a pessoas de fora da universidade que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das Ciências, Letras, Artes ou Cultura em geral.

SAIBA MAIS

Ralph Della Cava é professor aposentado do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Columbia, em Nova York. Sua filha, Miriam, nasceu em Fortaleza e com um mês de vida foi com o pai para Juazeiro do Norte.

O professor norte-americano recebeu ontem da Prefeitura de Juazeiro do Norte placa comemorativa do Centenário da cidade. Na solenidade, foi lançada reedição do livro “Patriarca do Juazeiro”, do padre Azarias Sobreira. Também ganharam reedições os títulos “Mistério do Juazeiro”, escrito em 1935 por Manoel Pereira Diniz, e “Joaseiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914”, escrito em 1938 por Irineu Pinheiro.

Dois livros inéditos também foram lançados ontem: “Rostos de Juazeiro”, de Raimundo Araújo, e “Padre Cícero e Juazeiro – Textos Reunidos Coletânea sobre Padre Cícero”, do padre Neri Feitosa.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: