sábado, 1 de outubro de 2011

Rio Acaraú aguarda obras de revitalização

Com influência direta na urbanização de Sobral, o Rio Acaraú sofre diferentes tipos de agressão em suas águas

Cartão postal da "Princesa do Norte", o rio é fonte de trabalho para lavadeiras. Esgotos e demais entulhos são despejados no leito que está mais reduzido nesta época do ano
LAURIBERTO BRAGA

Sobral. O Rio Acaraú é cantado em verso e prosa em Sobral. Mas o rio está poluído. A sujeira se faz presente nas duas margens do Acaraú que corta Sobral ao meio. A margem esquerda, considerada a mais favorecida por ter equipamentos culturais esportivos, sofre também com entulhos e esgotos que são jogados no leito. No lado direito, chamado "margem dos pobres", há uma grande movimentação de lavadeiras e pessoas que lavam carros e animais nas águas. Duas grandes pontes facilitam o tráfego sobre o rio, mas ainda há canoas que fazem a travessia. E é exatamente estas canoas que estão tendo dificuldade de atravessar. Os águas pé são constantes, especialmente no trecho em frente ao Museu Madi, que em 2009 foi tomado pelas águas do Acaraú, após grande enchente causada pelas chuvas.

A Prefeitura de Sobral tem projetos para reurbanização as margens do Acaraú. Contatos para liberação de dinheiro inclusive já foram feitos. O prefeito Clodoveu Arruda (PT) é um dos amantes do Acaraú. Pelo twitter @veveuarruda ele chegou a fazer poesia enaltecendo a importância do Acaraú para Sobral. Não é à toa que a Universidade da Região leva o nome de Estadual Vale do Acaraú. Nesta semana, um aluno de Direito, ao recepcionar o ex-governador cearense e criado em Sobral, Ciro Gomes, exagerou que "as águas do Acaraú ficam mais mansas para receber este filho ilustre".

Pelo twitter, o prefeito disse que "Um velho calção de banho, um dia pra vadiar, um rio que não tem tamanho, um arco íris no ar... o rio é o Acaraú". Ainda pelo seu microblog, Veveu Arruda destacou "nas águas doces do Rio Acaraú. E segundo dizem aumentará a quantidade de peixes, inclusive os ornamentais", sobre a revitalização do rio.

"Vamos revitalizar o Acaraú. É um dos nossos cartões postais. O primeiro passo agora é reconstruir o Museu Madi e colocar ali uma espécie de centro cultural. Preocupamos-nos também com a margem direita. A ideia é, por exemplo, peixamento", destaca Veveu Arruda.

Os peixes existentes hoje no Acaraú são piranhas que são de difícil pesca. Além do mais, o rio, com as poucas chuvas deste ano, não vem tão caudaloso. Isso acabou provocando erosões em suas margens.

Abastecimento
No bairro Dom Expedito, o rio está quase seco. O lixo avança e as lavadeiras aproveitam os filetes de água para lavar e estender as roupas. No local, o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Sobral (Saae) faz uma grande operação para reforço de captação de água.

"Estamos ampliando o volume de água para a Estação de Tratamento de Água do Dom Expedito", explica o presidente do Saae Sobral, Edson Silva. Com a ampliação, será possível atender melhor toda área urbana à margem esquerda. "Esta ampliação corresponde a mais de 70% do número de domicílios atendidos com abastecimento de água na sede de Sobral", acrescenta Edson Silva.

Na bacia, estão construídos alguns dos mais importantes açudes cearenses: o Edson Queiroz, em Santa Quitéria; o Forquilha, em cidade homônima; o Aires de Sousa (ou Jaibaras), em Sobral; além do Paulo Sarasate (ou Araras), sobre o leito do Rio Acaraú e cuja barragem está localizada no limite entre Varjota e Santa Quitéria.

O Acaraú tem determinante papel no processo de expansão urbana de Sobral. A municipalidade realizou a reconciliação da cidade com o rio, integrando o centro histórico, um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com seu casario e igrejas, à margem oeste do Acaraú, com a construção de uma área com aporte paisagístico.

O projeto compreende uma área de proteção ambiental, com a formação permanente de um espelho d´água, uma espécie de lago, tornando o clima mais ameno, com uma barragem vertedouro, na ponte Othon de Alencar. A barragem, que tem altura de 2m70cm, possui capacidade de acumular dois milhões de metros cúbicos de água.

Para a construção dessa nova área de lazer, a Prefeitura investiu também em projetos de saneamento, cuja finalidade era salvar o leito do Acaraú da carga de resíduos poluentes que eram gerados no centro da cidade e bairros da periferia.

A urbanização da margem esquerda compreende uma área de oito hectares distribuídos com anfiteatro, memorial, mirante, praça cívica, praça do artesão, iluminação moderna, paisagismo, atracadouros, ilha de repouso, quadra de esportes e de lazer, estacionamentos e ciclovias. O local passou a contribuir para o desenvolvimento econômico, urbano e cultural do Município, sendo utilizado por todos os sobralenses e visitantes como opção de lazer.

FIQUE POR DENTRO
Origem
O Acaraú nasce na Serra das Matas, um dos pontos mais altos da Zona Norte. Saindo do Município de Monsenhor Tabosa, em pleno sertão, percorre 320km. Corta Sobral e banha 18 cidades dentre elas Tamboril, Pires Ferreira, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz e Cruz, até chegar ao mar, em Acaraú. A origem do nome Acaraú é indígena. É resultado da fusão de "Acará" (Garça) e "Hu" (Água), significando, portanto, "Rio das Garças". Historiadores contam que às margens habitou em séculos passados os índios Tremembé.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Sobral, Rua Viriato de Medeiros, 1250
Centro, Zona Norte
Telefone: (088) 3677.1100


Lauriberto Braga 
Repórter

Nenhum comentário: