terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sobral: palco de memórias

A história recente de Sobral serve de matéria-prima para o ensaio autobiográfico que Edmo Linhares lança hoje

O Teatro São João, um dos símbolos dos tempos áureos de Sobral
ACERVO DA SEC. DE CULTURA E TURISMO DE SOBRAL/DIVULGAÇÃO

A dica é de Lustosa da Costa, jornalista e escritor, cronista de tempos remotos e da história recente de Sobral: "O livro do Edmo é muito interessante. Tem umas histórias muito boas da cidade".

O autor em questão é Edmo Linhares, funcionário aposentado do Banco do Nordeste, advogado e historiador. O livro, "Um mergulho no passado", reunião de memórias da meninice à maturidade que ele lança às 19h30, no Centro Cultural Oboé. A obra será comercializada a R$ 20 e toda a renda será doada para o Serviço de Obras Sociais, entidade beneficente sobralense.

Filho de um comerciante, Edmo perdeu a mãe cedo. "Meus irmãos foram todos distribuídos entre os parentes. O único que ficou com meu pai fui eu", relembra. Sem ter com quem ficar em casa, o menino acompanhava o pai no comércio. "Comecei a fazer um servicinho aqui, outro ali. Aos 12 anos, já ganhava o suficiente para pagar meus estudos. À noite, claro, porque de manhã estava fazendo os meus serviços", relembra.

O pai, conta Edmo Linhares, foi o grande exemplo de seriedade, de dedicação e esforço. "Não era um homem de muitas letras, mas me incentivava bastante", conta. A leitura foi um paixão que o acometeu cedo. E logo o dinheiro levantado com seu trabalho diurno patrocinou seu amor pelos livros. "Era louco para ler Machado de Assis, mas não tinha quem me emprestasse, nem encontrava na biblioteca. Lembro que, novinho, comprei uma coleção dele. Ainda a possuo, amarelada", conta.

Edmo Linhares colecionou amigos e formou uma família da qual se orgulha. Passou aos filhos o gosto pelos estudos. "Uns anos atrás, meu filho me convenceu a me matricular numa faculdade de direito, algo que sempre quis fazer. Chegamos a cursar disciplinas juntos e ele implicava, brincando, porque algumas vezes tirei notas mais altas que ele. ´Ora, sou seu pai e preciso dar o exemplo´, disse a ele", conta bem humorado.

MAIS INFORMAÇÕES:
Lançamento de "Um mergulho no passado" (Expressão Gráfica, 2011, 200 páginas, R$ 20), de Edmo Linhares. Às 19h30, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 - Aldeota). Contato: (85) 3264.7038

Nenhum comentário: