sábado, 26 de novembro de 2011

Barbalha resgata terreiradas

Grupos tradicionais da cultura do Cariri têm novo espaço de expressão com apoio do Poder Público


Barbalha Ao som das bandas cabaçais, os artistas populares que compõem três grupos de cultura reuniram-se na mais recente edição do Projeto Terreirada da Tradição Cultural. O evento, que acontece a cada dois meses, é uma realização da Secretaria de Cultura de Barbalha. Todas as apresentações são abertas ao público, que ainda comparece em pequeno número, mas o suficiente para apreciar o que há de mais tradicional na cultura da cidade.

Por meio do projeto, a Secretaria acredita que, até agora, 20 grupos de cultura popular já se apresentaram. Os espetáculos são levados a várias localidades das zonas urbana e rural.

Estima-se que mais de 200 artistas populares estão envolvidos nos grupos que já mostraram seus trabalhos. A ação tem como meta principal resgatar e incentivar a produção cultural. As duas últimas edições foram realizadas em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste, que apoia o projeto. Cada grupo de artistas recebe um cachê por apresentação, mas o valor ainda é simbólico se for comparado aos custo de manutenção dos grupos. A Secretaria ainda oferece transporte e lanche para os participantes.

Barbalha é conhecida como o "Celeiro de Cultura do Cariri", por ser a localidade rica em patrimônio cultural e artístico. Ao todo, o Município tem em cadastro 53 grupos de cultura popular. O Projeto Terreiradas da Tradição Cultural pretende fortalecer os vínculos entre os artistas, realizar a troca de conhecimentos e informações e trabalhar na população barbalhense o afeto, o respeito e a preservação da cultura local.

Segundo o secretário de Cultura do Município, Dorivan Amaro, é com incentivo que o Município vai conseguir conservar a tradição. "A partir do momento em que a gente estimula os grupos, eles começam a ensinar seus conhecimentos aos mais jovens, ensaiam mais e assim se fortalecem. Isso é a continuidade da cultura de raiz. O Município é quem ganha, pois fortalece o nosso potencial turístico, artístico e econômico".

Lei de incentivo
Como forma de prestar um maior incentivo financeiro à cultura, o Município criou uma legislação de incentivo à política de editais, para a escolha dos mestres da Cultura Popular. A medida, já foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, tem o objetivo de proporcionar a transmissão de conhecimentos dos mestres para os artistas das novas gerações. A expectativa é que, logo no início do próximo ano, seja lançado o primeiro edital. Barbalha é referência na diplomacia de mestres da cultura tradicional popular, tendo o Mestre José Pedro de Oliveira, do Reisado Couro, originário da Comunidade do Barro Vermelho, como um dos contemplados pelo Governo do Estado do Ceará com o título de Mestre da Cultura Tradicional Popular, e o Mestre Severino Antônio Rocha, Mestre dos Penitentes Irmãos da Cruz, do Sítio Cabaceiras, que foi agraciado pelo edital Tesouro Vivo, concedido também pelo Estado.

Mesmo com toda a importância e com a realização de projetos inovadores, em Barbalha ainda há pouco espaço para as apresentações populares. Os artistas sofrem com a falta da valorização adequada, principalmente, quando esta diz respeito à remuneração, que muitas vezes é insuficiente. Em grande parte dos eventos, os grupos exibem-se de forma gratuita ou recebendo cachês simplórios.

Entretanto, nos últimos anos, houve um avanço considerável na valorização destas manifestações que há pouco passaram a estar presentes em mostras de teatro e eventos, em terreiradas realizadas em outras cidades e em encontros de mestres do mundo, chegando até a participar de produções cinematográficas, como foi o caso do mais recente filme do dramaturgo pernambucano Ariano Suassuna, "O Nordeste", que teve cenas gravadas em Barbalha.

A proposta de dar continuidade aos grupos tradicionais da cultura não se restringe a isso. Há seis anos, a Secretaria de Cultura de Barbalha realizou um estudo para o resgate do Reisado de Baile, que havia deixado de existir há mais de 50 anos. Este Reisado é da comunidade Pelo Sinal, representa a junção dos elementos do Reisado de Combo e de Couro. O grupo voltou a atuar e deu frutos com novos trabalhos.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Cultura de Barbalha, Rua da Matriz, 25
Centro - Região do Cariri
Telefone: (88) 3532.1708

Yaçanã Neponucena
Repórter

Nenhum comentário: