segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Memória da comunidade Mucuripe em exposição

Imagem: Marina Cavalcante
A exposição Mucuripe no Mar das Memórias foi aberta sexta-feira 4, na sede da ONG Enxame.

Pensada e elaborada por estudantes do Projeto Museu e Cidadania Cultural, promovido pelo Memorial da Cultura Cearense, a exposição traz imagens, objetos pessoais e depoimentos dos moradores da comunidade Mucuripe.

Depoimentos

A coleta do material da exposição foi realizada pelos próprios alunos entre os meses de agosto e setembro deste ano e busca valorizar o patrimônio material e imaterial das comunidades próximas ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para isso, os estudantes entrevistaram moradores da comunidade Mucuripe e coletaram idéias, percepções e histórias.

Os depoimentos trazem memórias de uma cidade que aos poucos foi sendo esquecida, mas que ainda continua viva nas palavras daqueles que viveram as mudanças do bairro. As fotografias retiradas pelos alunos trazem um olhar mais próximo da realidade da comunidade, apresentando a perspectiva daqueles que querem construir a sua própria história

A mostra permite uma reflexão sobre as vidas desses jovens e os cotidianos de sua comunidade nos aspectos político, econômico, cultural, socioambiental, religioso e estético dissipados em múltiplos espaços eleitos no recorte da pesquisa: alguns morros do bairro, o riacho Maceió e a Av. Beira-Mar.

Nenhum comentário: