terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mestres do Mundo será dia 1º em Limoeiro

O encontro reúne culturas do Nordeste e do Exterior no Vale Jaguaribe. Integra calendário estadual
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

Limoeiro do Norte Embora divulgado a poucos dias da realização, o Vale do Jaguaribe mais uma vez será sede do Encontro Mestres do Mundo. Já marcado no calendário cultural do Ceará, o encontro é uma reunião de vários mestres da cultura popular tradicional do Ceará e de outros Estados do País, sempre com convidados de outros países. O evento chegará à sexta edição e acontecerá de 1 a 4 de dezembro, tendo como tema as manifestações culturais do período natalino.

O VI Encontro Mestres do Mundo já se tornou um dos principais eventos culturais do Estado. É o maior da região jaguaribana, que todos os anos já se acostumou a esperar pelo evento, sempre incerto - depende da captação de recursos que não são permanentes, daí a labuta anual das instituições que promovem o evento para oficializar o patrocínio dos governos Federal e do Estado. Dia e noite de oficinas, palestras, exposições e espetáculos culturais, o Encontro valoriza a cultura popular tradicional. Participam os grupos e mestres da cultura eleitos "Tesouros Vivos da Cultura", conforme lei estadual, e mestres de vários cantos do Brasil. Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia são alguns dos que sempre marcaram presença.

Solução
A edição anterior aconteceu em março de 2010 e, findando o ano de 2011, pouco se sabia sobre a realização do próximo evento. A solução veio há apenas três semanas, com a definição de captação de recursos para patrocinar o evento. Por isso que, apesar da dimensão do evento, a programação ainda não está definida. Coincidindo com a festa da padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Limoeiro, o VI Encontro Mestres do Mundo terá como tema os "Autos de Natal". Nos segmentos de mãos (artesanato), corpo (dança), sabores (culinária e plantas medicinais), sons (música) e poesia, o Encontro Mestres do Mundo propicia, como já diz o nome, um encontro de experiências e conhecimentos.

"É de suma importância que o vento permaneça na região jaguaribana. A espera pelo Encontro Mestres do Mundo já é comum à população", afirma Renato Remígio, secretário municipal da Cultura de Limoeiro do Norte. Embora a programação só seja anunciada nos próximos dias, o mais provável é que haja uma tradição no agendamento das apresentações.

MAIS INFORMAÇÕES
VI Encontro Mestres do Mundo. De 1º a 4 de dezembro de 2011 - Limoeiro do Norte
Usina 2 Produção: (85) 3246.2708

Melquíades Júnior

Colaborador

Nenhum comentário: