quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Campus de Acaraú participa de Congresso de Engenharia de Pesca

Alunos de Acaraú no Congresso

Vinte e quatro alunos e oito professores dos cursos Técnicos em Pesca e em Aquicultura do campus de Acaraú do IFCE participaram do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP), realizado no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, no HANGAR, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia localizado em Belém (PA). Com o tema “Engenharia de Pesca: Construindo o Desenvolvimento Sustentável do Setor Pesqueiro Nacional”, o evento contou com palestras, minicursos e mesas redondas, nos quais foram abordadas temáticas como a “Política Profissional” e o “Perfil Profissional do Engenheiro de Pesca”.

Participaram do CONBEP engenheiros de pesca e pesquisadores de renome nacional e internacional nas áreas de “Recursos Pesqueiros” e “Engenharia de Pesca”. No dia 28 de novembro, o professor João Vicente Mendes Santana, engenheiro de pesca e professor do campus de Acaraú, integrou mesa redonda que focou o tema “A importância dos cursos técnicos em recursos pesqueiros em pesca e aquicultura”, discursando sobre “A importância da formação de técnicos em pesca e aquicultura: consolidação e desafios”.

 Momento com o professor João Vicente

Já no dia 30 de novembro, o professor Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas do campus de Acaraú, participou de mesa redonda com o tema “Legislação Ambiental Aquícola Brasileira: até quando seremos ilegais?”, discorrendo sobre “Licenciamento ambiental para a Aqüicultura”.

A Direção Geral do campus de Acaraú cedeu o transporte e o motorista, além de conceder diárias aos alunos e servidores do campus inscritos no congresso, viabilizando, dessa maneira, a participação de todos no evento. Para o Diretor Geral do campus de Acaraú, Prof. Amilton Nogueira, é de fundamental importância a participação dos alunos e servidores do campus em eventos científicos como o CONBEP, que “contribuem para a divulgação técnico-científica de trabalhos relacionados à aquicultura e pesca, colocando-se como um momento rico de troca de experiências e formação acadêmica e profissional”.

Nenhum comentário: