quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Encontro mostra manifestações da cultura popular do país, no Ceará

O VI Encontro Mestres do Mundo acontece em Limoeiro do Norte.Manifestações vão retratar o Natal; evento vai até domingo (1º).

 Mestre Expedita dos Santos se apresenta no
Encontro dos Mestres do Mundo, em Limoeiro do
Norte, no CE. (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

O Encontro Mestres do Mundo, um dos principais eventos culturais do Estado do Ceará, começa nesta quinta-feira (1°) e vai até domingo (4) no município de Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza, no Vale do Jaguaribe. O evento reúne representantes da cultura popular tradicional do Ceará e de outros estados brasileiros para mostrar, discutir e trocar vivências entre si e o público geral sobre experiências nos artesanato,dança, música, oralidade e sagrado.

Este ano, o evento traz o tema “Autos de Natal” e traz uma programação com rodas de mestres, oficinas, apresentações e palestras no mesmo período da festa da padroeira de Limoeiro do Norte, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Entre as atividades, o Seminário “Discutindo Políticas Publicas para o Patrimônio Cultural” discute a valorização das expressões artísticas de origem africanas.

O Estado do Ceará possui 58 Mestres da Cultura diplomados e reconhecidos pela Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício. "O Mestres do Mundo representa a síntese da diversidade cultural brasileira, sendo um evento obrigatório no calendário do nosso Estado", afirma o secretário da Cultura do Ceará, Francisco Pinheiro.

Serviço
VI Encontro Mestres do Mundo
De 1 a 4 de dezembro - Gratuito
Local: Limoeiro do Norte – Ceará
Mais informações: 3246.2708.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário: