quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Equipes de 26 municípios cearenses são capacitadas para controle da dengue

Equipes de 26 municípios serão capacitadas para utilizar o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), exigência do Ministério da Saúde para a manutenção do incentivo financeiro às medidas de prevenção e controle da dengue.

Nestas quarta, 7, e quinta-feira , 8, supervisores de campo e digitadores dos municípios, além de técnicos de endemias de 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) participam, em duas turmas, da oficina de capacitação para utilização do LIRAa que o Núcleo de Controle de Vetores da Sesa. A oficina acontece na Sala de Informática da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), das 8h30min às 17 horas.

O incentivo do Ministério da Saúde é de R$ 5,1 milhões, destinados a 51 municípios cearenses. O valor correspondente a 20% do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde que os municípios já recebem.Para receber o incentivo, os municípios tiveram que elaborar, aprovar e enviar ao Ministério da Saúde o plano de contingência com o detalhamento das ações a serem desenvolvidas.

No plano de contingência o município garante a manutenção de número adequado de agentes de controle de endemias, realização de 80% das visitas domiciliares em pelo menos quatro ciclos bimestrais de trabalho e de pelo menos três Levantamentos Rápidos de Infestação por Aedes aegypti, em janeiro, março e outubro.

Para a utilização do LIRAa, 38 dos 51 municípios que receberam o incentivo já estão capacitados. Para outros 13 municípios, a utilização do LIRAa não se aplica por não contarem o mínimo de 8.100 imóveis para garantir a segurança do levantamento. O LIRAa identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município e permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Os municípios participantes da oficina são Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Guaiúba, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Massapê, Mauriti, Morada Nova, Novo Oriente, Pacatuba, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tauá, Tejuçuoca e Tianguá. (As informações são da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará)

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: