quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Estátua de Iracema ganha nova cor para evitar pichações em Fortaleza

Monumento foi pintado com tinta especial para evitar ação de vândalos.
Restauração será concluída em janeiro, de acordo com a Prefeitura.

image Estátua de Iracema foi pintada com tinta antipichação para evitar mais ação de vândalos no Bairro Messejana (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)

A estátua da Iracema, localizada na Lagoa de Messejana em Fortaleza, está sendo restaurada e foi pintada com uma tinta antipichação. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, responsável pela reforma, a tinta de cor verde é ecologicamente correta e econômica porque permite que a pichação seja removida a seco ou com o mínimo possível de água e sabão.

O monumento da índia personagem do romance do escritor cearense José de Alencar era alvo constante de vândalos, segundo a Prefeitura. Dentro da cartela de cores da tinta antipichação, o órgão diz que o novo tom escolhido foi o que mais se aproximava da cor original da estátua.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a restauração na estátua de Iracema na Lagoa de Messajana será concluída no mês de janeiro quando também será resposto o motor da fonte e a lança da índia que foram roubados.

Homenagem
A estátua foi inaugurada no dia 1° de maio de 2004 e tem as formas inspiradas na modelo cearense Natália Nara, escolhida por meio de um concurso para representar a índia. De acordo com a Prefeitura, o monumento tem uma estrutura de aço, é revestida por uma resina uretânica especial, possui 12 metros de altura e pesa 16 toneladas.

Fonte: TV Verdes Mares

Nenhum comentário: