sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ironias e outras coisas de um gozador

Sobre Coisa Nenhuma e Outras Coisas, quinto livro do dramaturgo Fernando Lira, é lançado hoje, 16, no Auditório do Dragão do Mar

Lira diz ter a escrita influenciada pelo gaúcho Luís Fernando Veríssimo e pelo cineasta norte-americano Woody Allen (DIVULGAÇÃO)

Como se colocasse óculos com lentes que lhe dotasse de superpoderes, o escritor vê a realidade com grandes doses de ironia. Seja com seus tipos cômicos ou em situações risíveis, o dramaturgo Fernando Lira transporta para o papel sua leitura do cotidiano de forma inusitada e reúne seus escritos em Sobre Coisa Nenhuma e Outras Coisas, livro que será lançado hoje, 16, no Auditório do Dragão do Mar.

A obra recebe o apoio do Instituto Federal do Ceará, (IFCE) em que Lira é professor do curso de Licenciatura em Teatro. O livro é resultado de uma compilação de 51 textos escritos pelo dramaturgo entre 2000 e 2001. Fernando escrevia semanalmente para uma página na Internet chamada “Delira na Rede”.

Já naquela época, mesmo sem a invenção das redes sociais, Fernando recebia o retorno de leitores e sentia que seus textos eram bem recebidos. Surgiu, então, a vontade de reuni-los em livro, projeto que foi adiado pelo mestrado e o doutorado do escritor. “Agora, surgiu a oportunidade de editá-los assim. Os textos que eram mais de 70 passaram por uma triagem, fiz enquetes com pessoas próximas para escolher os textos. É uma oportunidade de resgatar esses textos, que estava restritos a pessoas que acompanhavam a página naquela época, e levá-los a outros públicos”, comenta Fernando.

Os textos, que o escritor não ousa definir como crônicas ou contos, são escritos em prosa, mas dotados de cargas cênicas. Tanto que, para o lançamento, dois grupos de teatro ajuntaram alguns dos textos e apresentam duas montagens teatrais: Constatação Aterradora e Uma Lógica Particular. “Quando os escrevi, mesmo já sendo dramaturgo, os textos eram exercícios de prosa. Depois passei a levá-los para sala de aula e o potencial cênico foi trabalhado”, explica.

Sobre Coisa Nenhuma... é o quinto livro de Fernando que diz ter sua escrita influenciada pelo gaúcho Luís Fernando Veríssimo, “na criação de tipo, e na ironia com que trabalha os nomes dos personagens”, e o estadunidense Woody Allen, “na peculiaridade com que observa o mundo”.

Apesar de ficcionais, os textos de Fernando têm “vários pés na realidade”. De Sobre coisa nenhuma... desprendem-se tipos como Maria Joana, uma repórter policial que leva oficio tão a sério que pratica crimes para entendê-los – “uma crítica ao jornalismo policial e ao sensacionalismo de como alguns programas televisivos tratam os crimes”; a Diva Gação, que sabe tudo nada, e o professor Funnddus, doutor em Nada, que sabe nada sobre tudo – uma observação sobre como o meio acadêmico às vezes pode ser vazio.

Tamanha é a profundidade do conhecimento que o professor Funnddus detém que foi a ele dada a missão de prefaciar a obra. Ao final de seu prefácio sobre o livro ou (ou sobre nada), Funnddus (des)convida: “Embora as minhas profundas palavras não reflitam nem de leve a dimensão desta obra – que não tive o saco de ler até o final – aconselho que todos passem pelo sacrifício que, de certo modo, a mim foi imposto”.

SERVIÇO

Lançamento do livro Sobre Coisa Nenhuma e outras coisas
260 páginas
Quanto: R$ 20
Quando: hoje, 16, às 18h30min
Onde: Auditório do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81)
Acesso livre
Outras info.: (85) 9622 5092.

Domitila Andrade
domitilaandrade@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: