terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Livro de escritora acarauense é lançado pelas Edições Demócrito Rocha


A escritora acarauense Aline Bussons teve sua obra de literatura infantil intitulada “Uma baleia muito esperta” publicada pelas Edições Demócrito Rocha, do Grupo de Comunicação O Povo. O lançamento da obra aconteceu no último sábado (10/12) no auditório da Livraria Cultura, no bairro Aldeota, em Fortaleza.
Aline Bussons na tarde de autógrafos na Livraria Cultura Foto: Júlia Cordeiro

O livro, que custa R$ 18,50, conta a história de uma baleia que, de tão esperta, ensina até as diferenças de mamíferos, como ela, de peixes. Aline Bussons é estreante na literatura e uniu seu amor pelo mar à experiência como professora na elaboração do livro, que apresenta ilustrações de Guabiras. No lançamento, Bussons participou de uma sessão de autógrafos e sua obra foi adaptada a musical produzido por Marcelino Câmara. Além do livro de Bussons, a Demócrito Rocha fez o lançamento de mais quatro obras da literatura infantil.

Júlia Cordeiro e Aline Bussons-Tarde de autógrafos

SERVIÇO
"Uma baleia muito esperta"
Edições Demócrito Rocha
R$ 18,50
Endereço da Fundação Demócrito Rocha
Av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora - Fortaleza - CE
E-mail: fundacao@fdr.com.br
Mais informações: (85)4008.0800
                             (85)3255.6270


Livro narra a história da crise existencial de uma baleia

"Uma baleia muito esperta" já havia sido lançado em 2010, no Centro Cultural Bom Jardim e no Dragão do Mar, com direito a contação de história

Roberta era uma baleia feliz e tranquila que levava uma vida normal no oceano. Até que um dia, tudo muda a sua volta quando uma outra baleia, Georgina, lhe diz que baleias não são peixes, e sim mamíferos. A confusão está feita e Roberta e mais um outro grupo de cachalotes passam a se questionar se são peixes, mamíferos e até mesmo répteis ou aves.

A partir dessa premissa simples, a autora Aline Bussons, em seu primeiro livro infantil, apresenta uma discussão lúdica acerca do conhecimento científico. A baleia Roberta passa por um dilema existencial e levanta uma série de questões sobre identidade e relações sociais. "Gosto de literatura infantil por causa da simplicidade", afirma a autora Aline Bussons. "A ideia do livro é criticar a ciência e todas as classificações e rótulos que ela traz", explica. "O livro discute temas filosóficos a partir dos enquadramentos que a sociedade faz". Isso tudo, claro, com uma linguagem infantil e lúdica. "Acho bacana que cada leitor tire suas próprias conclusões", afirma a escritora.

Para tornar o lançamento de "Uma baleia muito esperta" ainda mais interessante para a criançada, em pleno mês de férias, a professora da UFC, Elvira Drummond, especialista em literatura infantil, realiza a contação da história, dando vida aos dilemas existenciais de Roberta e seus amigos. 

Fonte: Diário do Nordeste-Publicado em 9 de janeiro de 2010

Nenhum comentário: