terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Oito escolas públicas vencem prêmio do Peteca

 Escolas públicas do Interior venceram em oito categorias (DIVULGAÇÃO )

Estudantes de oito instituições de ensino públicas cearenses receberam, ontem, o Prêmio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Com o objetivo de discutir sobre os direitos da criança e do adolescente, foram premiados trabalhos nas modalidades de conto, poesia de cordel, história em quadrinho, desenho, pintura, esquete teatral, música e paródia.

Este ano, 40 mil atividades foram inscritas no prêmio, das quais foram selecionadas 28 finalistas. Os escolhidos realizaram apresentações no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Os vencedores são das cidades de Itatira, Aracati, Tianguá, Beberibe, Sobral, Guaramiranga e Deputado Irapuan Pinheiro. Aracati leva, pela segunda vez consecutiva, a medalha por melhor esquete teatral. A peça “Nas Garras da Verdade” simula um programa de televisão, em que a apresentadora aborda a exploração infantil doméstica.

O coordenador do Peteca no Município, Diassis Garcia, afirma que os alunos de teatro da região têm acompanhamento “intensivo” do professor e da diretora da escola. “Eles são muito bons, são show mesmo. É muito importante ganhar um prêmio desses, como forma de reconhecimento do trabalho”.

De acordo com Antônio de Oliveira, coordenador do Programa e Procurador do Trabalho, o evento abre margens ao protagonismo juvenil. “O projeto serve para demonstrar a sensibilidade das crianças em relação à temática”. O projeto atendeu cerca de 423 mil estudantes em 2011.

Escolas
Antônio Ponciano da Costa (esquete teatral)
Prof. Ofélia Portela Moita (desenho)
Germano José do Nascimento (pintura)
Padre Osvaldo Carneiro Chaves (música)
Joaquim Napoleão Pinheiro (paródia)
Julio Holanda (conto)
13 de Maio (quadrinho)
José Paulo de Sousa (poesia de cordel)

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: