segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Professor da UFC recebe Prêmio Chico Mendes no Acre

 Foto: Agência de Notícias do Acre

O Prof. Eurípedes Antonio Funes, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado na noite desta quinta-feira (15) com o Prêmio Chico Mendes de Florestania, concedido pelo Governo do Estado do Acre.

A premiação, que está na oitava edição, homenageia personalidades, entidades e instituições que desenvolvem relevantes trabalhos na área ambiental e na preservação dos ideais humanistas de Chico Mendes, líder seringueiro e ambientalista assassinado em 1988. A entrega da distinção aconteceu no Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre.

O Prof. Eurípedes Funes é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutor pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente leciona no Departamento de História da UFC, como professor associado.

Ele atribui a premiação à sua trajetória de pesquisador iniciada na Amazônia, onde trabalhou com comunidades quilombolas (oeste do Pará) e populações amazônicas na fronteira do País com o Peru e a Bolívia, tendo convivido com Chico Mendes. Mesmo morando no Ceará, o professor continua a pesquisa na área de história e meio ambiente.

O Prêmio Chico Mendes de Florestania é concedido anualmente pelo Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour. Um dos principais objetivos é valorizar o líder seringueiro, que deu sua vida em defesa dos direitos dos povos amazônicos e da natureza. O colegiado do Programa de Pós-Graduação em História envia votos de congratulações ao professor Euripedes Funes por esta importante conquista. 

Nenhum comentário: