quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Professores das Escolas Estaduais da 3ª CREDE realizam caravana sobre a cultura Afro-Brasileira


No dia 02 de dezembro de 2011 professores de 04 escolas estaduais da 3ª CREDE/Acaraú realizaram uma Caravana sobre a Cultura Afro-Brasileira, a qual originou-se do desejo de contribuir para a promoção de uma educação menos racista e estereotipada. 

O Projeto idealizado por professores de História da rede Estadual de ensino do Ceará objetiva proporcionar aos alunos contemplados por ele, um momento de discussão sobre a diversidade cultural, de forma que se rompa com o modelo de abordagem pouco aprofundado, simplista e folclórico o qual ainda se encontra em algumas escolas. Para a execução do referido projeto Caravana da Cultura Afro-Brasileira foi formada uma comissão constituída por professores e alunos de quatro escolas estaduais ( EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, EEM São Francisco da Cruz; EEM Maria Conceição de Araújo, EEM José Teixeira de Albuquerque). 

Essa comissão, devidamente preparada, teve a tarefa de proporcionar às quatro escolas um novo olhar construtor de aprendizagens acerca da História e Cultura Afro-brasileira, realizado de forma dinâmica, reflexiva e cujos principais protagonistas foram os próprios alunos. Temas trabalhados pela caravana: Religiosidade e cultura (práticas religiosidade e culturais: oralidade, musicalidade, simbologia, etc.); História do Movimento Negro; O uso de informações científicas para desmistificar a ideia de superioridade racial; A questão negra na atualidade- Revendo práticas racistas.
 
A 3ª CREDE parabeniza a iniciativa de professores e alunos que participaram desse movimento, destacando o trabalho dos seguintes docentes: Gleiciane Maria Silveira Freitas, Carlos Henrique Magno Custódio (EEM São Francisco da Cruz); Adriana Rodrigues Monteiro, Eriberto Ualisson Cruz Rocha (EEM José Teixeira de Albuquerque); Antônio Cristiano de Lima, Francisco Silveira Araújo Filho (EEFM Maria Conceição de Araújo), Francisco Estevão da Silveira Penha, Francisca Menezes dos Santos Rocha (EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa).

Nenhum comentário: