sábado, 3 de dezembro de 2011

Projeto Cabra Nossa ganha prêmio nacional

Na categoria Enfrentamento à Pobreza, projeto do padre João Batista Frota tem destaque no País

Padre João Batista (à esquerda) visita comunidade beneficiada com as cabras leiteiras
FOTO: DIVULGAÇÃO

Sobral A edição 2011 do Prêmio Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, vai homenagear o padre sobralense João Batista Frota, da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio. A solenidade de entrega será em Brasília, no próximo dia 9, com as presenças da presidente Dilma Rousseff e da ministra especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Nove de dezembro marca o ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Brasil.

O Prêmio Direitos Humanos tem 17 anos de criação e é composto por uma escultura e um certificado, sendo concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. São postas em concorrência 21 categorias. Padre João Batista Frota concorreu na categoria Enfrentamento à Pobreza, compreendendo a atuação relacionada à garantia dos direitos econômicos e sociais consignados por pactos internacionais, além de ações na área de combate à fome e segurança alimentar.

As práticas que levaram o religioso a ser agraciado foram o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia e a Organização Não Governamental (ONG) Construtores da Paz. Estas iniciativas do religioso têm contribuído para a melhoria de vida das comunidades sobralenses.

Evangelização
O jornalista Edilson Silva, que foi aluno de padre João Batista Frota, diz que sua atividade pastoral nas paróquias de Santana do Acaraú, Massapê e em Sobral tem sido marcada de ações que retratam um líder comprometido em construir entre os homens o projeto do Reino de Deus, fazendo da promoção humana a sua evangelização.

Mas a principal ação social do religioso é entre comunidades em Sobral, onde desenvolve o projeto que foi premiado, Cabra Nossa de Cada Dia.

O projeto possibilita o leite de cabra para crianças carentes em várias comunidades rurais. "O projeto já teve reconhecimento nacional e serve de modelo de convivência com o semiárido nordestino para outros Estados como Bahia, Minas Gerais e Paraíba", cita Edilson Silva.

Lauriberto Braga
Repórter

Nenhum comentário: