sábado, 7 de janeiro de 2012

Diário inova com revista Siará

Vida urbana, cultura, moda, beleza, saúde e bem-estar estão entre os principais temas da publicação

imageA equipe de editores, repórteres, repórteres-fotográficos, designers gráficos e produtores se empenha para proporcionar leitura agradável FOTO: KID JÚNIOR


A partir deste domingo, os leitores do Diário do Nordeste serão contemplados com um produto inédito e inovador no Estado. A Revista Siará reúne, em suas edições semanais, temas relacionados à cultura, saúde, bem-estar, moda, decoração, nutrição, beleza e ao comportamento.

Por meio de leitura agradável, aliada ao excelente material fotográfico, imprime conceito que privilegia as tradições do Estado, principalmente a autoestima do nosso povo. "O objetivo maior é a valorização da cearensidade, da cultura e das pessoas do Estado", destaca o diretor-editor do jornal Diário do Nordeste, Ildefonso Rodrigues.

Fato evidenciado pelo próprio nome: Siará é uma homenagem às nossas origens e remete à forma como o Estado era chamado quando capitania.

A grafia pode remeter ao passado, mas contrasta com a atualidade dos assuntos em evidência, como explica o primeiro editorial da revista. Na edição de estreia, o destaque será o humorista e deputado federal Tiririca. A repórter Rose Mary Bezerra e a fotógrafa Marília Camelo foram a Brasília para uma entrevista exclusiva com o polêmico conterrâneo. Tiririca revela os bastidores do primeiro ano na Câmara Federal.

Conteúdo

Siará absorveu parte dos temas antes tratados nos cadernos Eva e Viva. Questões relacionadas ao gênero feminino e à saúde, que eram a base dos cadernos anteriores, serão abordadas. A revista, no entanto, amplia espaço para novos assuntos. O público poderá conferir seções que, em diferentes manifestações, aguçam o bem viver do povo cearense. Na área de saúde e bem-estar, por exemplo, o leitor terá acesso a informações para uma melhor qualidade no dia a dia. No tema comportamento, homens e mulheres serão contemplados com assuntos pertinentes à sua maneira de encarar a vida.

O modo de se vestir, além de editoriais com marcas locais e nacionais, poderá ser visto na seção "Moda". Já os espaços usufruídos pela sociedade serão evidenciados no tema "Vida urbana", que ainda contemplará peculiaridades dos bairros fortalezenses e de cidades do Interior.

Conterrâneos que estão pelo mundo afora serão apresentados aos leitores na seção "Cearense em todo lugar", numa referência ao ditado popular que diz "existir um cearense em cada canto do mundo".

Profissionais

Uma equipe de editores, repórteres, repórteres-fotográficos, designers gráficos e produtores do jornal se empenhou para propiciar uma leitura agradável aos domingos, com conteúdos exclusivos, que poderão ainda ser acessados na versão online da revista, no Diário Virtual.

Colunistas também enriquecem a publicação com olhares diferenciados. O chef Leo Gondim, com sua "Mistura Fina", valorizará os sabores, conhecimentos tradicionais e novidades da gastronomia mundial sob uma perspectiva local. Importante também será o olhar do jornalista Anchieta Dantas Jr. sobre o fascinante universo dos viajantes, em "Andarilho".

A jornalista Erilene Firmino refletirá pequenos gestos e buscará esconderijos nas "Fortalezas" da cidade e das pessoas, na "Impressões". Além deles, escrevem colunas a escritora gaúcha Martha Medeiros e a publicitária Márcia Travessoni, com coluna de moda "Zíper".

O melhor de tudo é que, como afirma a editora da revista, Giovanna Sampaio, este é um produto inédito em todo o Ceará, que permitirá ao público admirar pessoas, lugares, iniciativas, produtos da terra, entre tantos outros temas. Assuntos extremamente relevantes da cultura local serão vistos na Siará. "É um projeto ousado", ressalta.

Germana Cabral, também editora, explica que a publicação explora a relação das pessoas com seu Estado. Isso inclui tanto as que aqui residem como aquelas longe da terrinha, mas que guardam na lembrança a beleza do nosso litoral e o sabor do baião de dois com paçoca.

Novidades também para a garotada

O mascote Diarinho estará nas seções do caderno, promovendo uma maior troca de experiência com as crianças

As novidades não param por aí. O Diário do Nordeste lança também neste domingo, o Diarinho, o novo caderno semanal voltado para o público infantil. Mais colorido e dinâmico, o Diarinho é fruto de uma pesquisa com crianças de diversas faixas etárias e foi idealizado com o objetivo de conseguir uma maior interação com os pequenos.

De acordo com a editora, Ticiana de Castro, o novo caderno veio não apenas para substituir o anterior, mas também para agregar novas seções. Em suas páginas, serão tratados assuntos como educação, cultura, saúde e bem-estar, e dicas de livros, filmes, CDs, e DVDs.

Na "Agenda Cultural", os pequenos leitores poderão conferir toda a programação cultural da semana, voltada especialmente para elas. Uma coluna de jogos infantis e outra de literatura e de cinema se alternarão quinzenalmente nas edições do caderno para a garotada.

O leitor infantil contará também com uma surpresa. Trata-se do boneco que leva o mesmo nome do caderno. Um mascote que aparecerá nas seções promovendo identificação e troca de experiência com as crianças.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: