sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Geopark Araripe



Fonte: Repórter Assembléia

Geopark Araripe

É um território com limites definidos e que possui sítios de grande valor científico cujos patrimônios cultural, histórico, ambiental, científico e socioeconômico apresentam importância, raridade, riqueza em biodiversidade e contam a história da terra, conferindo identidade ao lugar.

Nele está localizado um determinado número de Geossítios, selecionados conforme a relevância de suas características para a história da Terra. Apesar do destaque principalmente relacionado ao patrimônio geológico, também se considerou a ocorrência de outros aspectos fundamentais relacionados à biodiversidade, história, cultura, arqueologia, dentre outros.

Um Geopark tem papel ativo no desenvolvimento econômico de seu território, que passa a ser mais reconhecido em função das suas riquezas naturais, possibilitando o desenvolvimento do Geoturismo, como estratégia na dinâmica econômica local.

Segundo Chris Woodley, Gerente do Geopark North Pennines AONB, do Reino Unido, Geoparks não estão relacionados apenas à rochas, mas também à pessoas é crucial, que estas estejam envolvidas, conheçam e valorizem a geologia da área. O objetivo é maximizar o geoturismo, para benefício da economia local e para ajudar às pessoas a entender a evolução da paisagem.

O projeto de criação do Geopark Araripe foi encaminhado à verificação da UNESCO pelo Governo do Estado do Ceará e Universidade Regional do Cariri - URCA, ainda em 2005, representando nessa ação o Governo do Ceará e o Governo Alemão, através do Programa de intercâmbio acadêmico- Brasil e Alemanha (DAAD), que apoiou à iniciativa.

Em 21 de setembro de 2006, após se submeter aos procedimentos padrões de vistoria e avaliação pela comissão oficial da UNESCO, Divisão de Ciências da Terra, o Geopark Araripe foi aprovado e oficializado na II Conferência Mundial de Geoparks (II World Conference on Geoparks), realizada em Belfast na Irlanda do Norte.

Características

O conceito do Geopark Araripe está baseado no estabelecimento de uma rede de Geossítios com grande valor histórico, cultural, ambiental e científico merecedores de atenção e proteção integral em virtude de suas peculiaridades. Ele permite ao visitante uma abrangente compreensão da origem e evolução da vida e do planeta Terra.

O Geopark Araripe está localizado ao sul do estado do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange seis municípios da região do Cariri. Possui uma área de aproximadamente 3.520,52 km² e que corresponde ao contexto territorial das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Sua função está além da proteção e preservação dos registros científicos, ambientais e culturais. As visitas exploratórias originadas desta ação e a infraestrutura de apoio, ainda em consolidação, proporcionam um processo natural e desejável de inclusão social, onde a participação da sociedade se constitui em um pilar importante para o funcionamento pleno do Geopark Araripe.

Objetivos

-Proteger e preservar legalmente os principais sítios selecionados, nomeados cientificamente como Geossítios, verdadeiras "janelas" educativas da história da evolução do planeta e da vida;

-Proporcionar à população local e visitantes oportunidades de conhecer e compreender tanto os contextos científicos selecionados das várias eras geológicas, como outros contextos regionais existentes, a exemplo do ecoturismo na FLONA (Floresta Nacional do Araripe);

-Possibilitar o contato com registros arqueológicos, próprios do povoamento ancestral da região e característicos de cultura local;

-Estabelecer relações entre a história da ocupação do território, a cultura regional e suas manifestações, e as formas de apropriação dos recursos naturais da região.

Vale ressaltar que o Geopark Araripe apóia os estudos dos registros arqueológicos, como pinturas rupestres, materiais cerâmicos e artefatos líticos( em pedra). O Geopark Araripe desenvolve projetos e programas inovadores, buscando para isso o apoio e a participação de entidades públicas, privadas, não governamentais e do conjunto da sociedade.

Nenhum comentário: