quinta-feira, 24 de maio de 2012

Bela Cruz amplia cidades na Feira da Agricultura Familiar

Bela Cruz Começou ontem a VI Feira dos Agricultores Familiares deste Município. Até amanhã, as ruas ao redor do Mercado Público, no Centro da cidade, se transforma em um espaço onde o agricultor poderá comercializar seus produtos e trocar experiências sobre o trabalho.

Diferentemente das edições anteriores, a 6ª edição da feira alcança um patamar regional. Este ano, a feira foi regionalizada e contará com a presença de vários Municípios do Vale do Acaraú. Cerca de 10 Municípios circunvizinhos apresentam seus produtores, além de caravanas com a população e comerciantes de suas cidades para participar do evento.

Segundo a secretária de Agronegócios de Bela Cruz, Kassiana Adriano Pinto Oliveira, não há como estimar o número de participantes, nem a movimentação financeira que o evento trará. "Por ser a primeira edição em que nos propomos a trazer expositores de outros Municípios e aumentar a capacidade do evento, não temos como prever a movimentação durante a feira. Nos últimos anos apenas expositores locais participavam comercializando entre si e para os moradores da própria cidade, era um número muito pequeno com relação ao que deverá ter este ano", diz Kassiana.

Ela afirma ainda que, apesar da boa infraestrutura que prepararam para o evento, não há tanto espaço para muitos expositores, cerca de 60 produtores locais foram selecionados. São 20 expositores a cada dia, somados aos participantes dos demais Municípios da região.

A variedade de produtos comercializados é muito grande. São frutas, verduras, legumes, leite, doces, polpa de fruta, iogurte, queijos, entre outros.

Entre os Municípios convidados, Sobral já confirmou que levará o ônibus itinerante que exibe e comercializa produtos feitos a partir de tilápias.

O evento é uma realização da Prefeitura de Bela Cruz, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ematerce e Sebrae, patrocinado pelo Banco do Nordeste e Governo do Estado.


Programação

Durante a feira, acontecem palestras, com o objetivo de contribuir para a capacitação e treinamento dos agricultores. Ontem, Francisca Jeanie Rogério Gomes, agente de desenvolvimento do BNB, falou sobre "Linhas de Crédito Apronaf/Resoluções de renegociação de dívidas", no plenário da Câmara dos Vereadores. Hoje, também na Câmara dos Vereadores, um instrutor do Senar local abordará o tema "Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/Realização de Cursos e Parcerias", às 10hs.

No início das manhãs dos três dias de evento, a feira é aberta com apresentações culturais do Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Banda de Música do Município e de um grupo de crianças carentes participantes de programas da Prefeitura.

Durante todo o evento, um grupo de tocadores de zabumba, tambor e sanfona, formado por agricultores de Bela Cruz, animam a feira, percorrendo todos os espaços por onde os estandes estão distribuídos.

Mais informações
IV Feira dos Agricultores Familiares de Bela Cruz, 23 a 25 de maio
Secretária de Agronegócios de Bela Cruz, Kassiana Adriano Pinto
Informações: (88) 3663.1150

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: