quarta-feira, 23 de maio de 2012

Regiões Episcopais da Diocese de Sobral e os novos Vigários Episcopais

No dia 03 de maio de 2012 assinei o Decreto de extinção das Regiões Pastorais em nossa Diocese e seus respectivos coordenadores, e de instituição das Regiões Episcopais e seus Vigários Episcopais.

O objetivo principal desta decisão é valorizar a figura do Vigário Episcopal como colaborador mais direto do bispo (subsidiariedade no governo pastoral da diocese),  proporcionar uma maior representatividade da diocese no Regional Nordeste 1 e

encaminhar o processo em curso de elaboração do Plano de Ação Evangelizadora (PAE) para os próximos anos (2012-2015), a partir das quatro Regiões Episcopais.

Apresento também os nomes dos novos Vigários Episcopais:

Região Episcopal da Sede: Pe. Agnaldo Temóteo da Silveira

Região Episcopal do Araras: Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva

Região Episcopal Vale do Acaraú: Mons. Manuel Rômulo da Rocha

Região Episcopal Vale do Coreaú: Pe. Emanuel Franklin Leitão Júnior

DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, mccj.

Venite post me

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Bispo Diocesano de Sobral

Aos que o presente DECRETO vir

Saudação, paz e bênçãos de nosso Senhor Jesus Cristo!

DECRETO N°. 003/2012.

Decreto de Extinção das Regiões Pastorais e de seus respectivos Coordenadores e de reconstituição da antiga divisão da Diocese em Regiões Episcopais e de seus Vigários Episcopais.

Com base nos Cânones 381, §1 e 476 e 477, §1, visando uma melhor assistência e articulação de nossa Diocese de Sobral, em vistas de facilitar sua caminhada pastoral e organização das Paróquias em blocos mais iguais em número, faço uso do presente

D E C R E T O

Para:

Extinguir as Regiões Pastorais existentes desde maio de 2009, a saber: Região Pastoral da Sede, Região Pastoral do Coreaú, Região Pastoral da Meruoca, Região Pastoral do Araras, Região Pastoral de Santa Quitéria e Região Pastoral do Acaraú;

Como consequência, extinguir também o serviço de Coordenadores das Regiões;

Constituir a antiga divisão da Diocese em quatro Regiões Episcopais, redistribuindo as Paróquias da seguinte forma:

Região Episcopal da Sede: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Sé, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, Paróquia Santo Antonio de Aracatiaçu, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia do Cristo Ressuscitado, Paróquia São Paulo - Apóstolo, Paróquia São Francisco de Forquilha, Paróquia Santa Terezinha de Jaibaras, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Taperuaba.

Região Episcopal Vale do Coreaú: Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Coreaú, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Moraújo, Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Frecheirinha, Paróquia Senhora Santana de Mucambo,  Paróquia São João Batista de Pacujá, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Meruoca, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântara, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Martinópole, Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Uruoca, Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Senador Sá, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Massapê e a Área Pastoral de São Luiz Gonzaga em Pe. Linhares-Massapê.

Região Episcopal do Araras: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reriutaba, Paróquia Santo Antonio de Cariré, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Groaíras, Paróquia Senhora Santana de Varjota, Paróquia  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pires Ferreira, Paróquia de Santa Quitéria, Paróquia São Sebastião de Ipu, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Hidrolândia e Paróquia Santa Maria Madalena de Catunda.

Região Episcopal Vale do Acaraú: Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Acaraú, Paróquia Santana de Santana do Acaraú, Paróquia Imaculado Coração de Maria de Morrinhos, Paróquia São Manuel de Marco, Paróquia São Francisco de Cruz, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz, Paróquia Santa Luzia de Jijoca, Paróquia São João Batista de Aranaú em Acaraú, a Área Pastoral de Celsolândia em Acaraú e a Área Pastoral de São Francisco da Caiçara em Jijoca.

Em consequência da criação dessas Regiões, constituo também o serviço pastoral de Vigários Episcopais que, depois de consultado o Clero de cada Região Episcopal, será indicado por mim. Faço saber ainda que continua vigorando os serviços do Vigário Episcopal para Assuntos Econômicos e Administrativos e do Vigário Episcopal para as Religiosas e Religiosos.

Que em decorrência destas mudanças precisaremos realizar as devidas mudanças no Estatuto do Conselho Presbiteral. Portanto, faço saber a todo o Clero que o mais breve possível estaremos fazendo essas devidas modificações.

Registre-se, publique-se, cumpra-se.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana na cidade de Sobral, sob nossa firma e o Selo de nossas armas episcopais.

Sobral-CE, 03 de maio de 2012.

Festa dos Apóstolos São Filipe e São Tiago menor.

Dom Odelir José Magri, mccj.
Bispo Diocesano de Sobral

Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos
Chanceler da Cúria

Fonte: Correio da Semana

Nenhum comentário: