sábado, 16 de junho de 2012

Acaraú sediará II Encontro dos Escritores do Vale Acaraú

A cidade de Acaraú, localizada no litoral oeste cearense, será palco da segunda edição do Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento, promovido pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está previsto para ser realizado no próximo dia 27 de junho em horário e local ainda a ser confirmados. A iniciativa premia os destaques da região nos vários campos culturais, dentre os quais literatura, educação, música, religiosidade popular, dentre outros. Os escolhidos, cujos nomes ainda serão revelados pela pasta do Executivo, serão condecorados com o Troféu Nicodemos Araújo, poeta ilustre da região. Devem comparecer ao evento escritores e poetas da região, políticos, secretários municipais, jornalistas, radialistas, educadores e estudantes.

O poeta e memorialista da região, Nicodemos Araújo, grande homenageado do evento, nascido em 10 de março de 1905, na vila de Santa Cruz, hoje, cidade de Bela Cruz, autodidata, que deixou inúmeras poesias e obras que relatam a história de vários municípios integrantes da região do Baixo Acaraú, autor de 12 livros de poesias, 12 de historia, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia. Nicodemos pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e União Brasileira de Escritores, falecendo em 23 de Junho de 1999.

O escritor tem sua memória lembrada no evento, por meio não só do nome do troféu que condecora os ilustres da região, mas também com a exposição de obras, fotografias e objetos de uso pessoal. “Essa é uma iniciativa muito importante, principalmente para as gerações mais jovens, pois as estimula a conhecer o trabalho e obras do escritor Nicodemos Araújo, estimulando o gosto pela leitura, além de ser um momento importante de congraçamento dos expoentes culturais da região”, destacou o professor e poeta Dimas Carvalho, condecorado com o troféu no ano passado, neto de Nicodemos Araújo.

Um dos principais objetivos do evento é desenvolver nos participantes o gosto pelas diversas expressões culturais. “A gente não ama aquilo que não conhece, e o evento leva os presentes, principalmente os jovens, a tomarem contato com os principais feitos desses personagens, como Nicodemos Araújo e o ilustre acarauense tido como príncipe dos poetas, Padre Antônio Tomaz, possibilitando que surjam novos agentes culturais”, declarou o professor e advogado José Luiz Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia (estudo dos santos), que no ano passado ministrou palestra sobre o papel do escritor. Lira já confirmou sua presença no encontro.

Saiba Mais

Ocorrido em junho do ano passado, o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffone de Souza, em Acaraú, homenageou as seguintes personalidades da região:  o poeta e escritor Dimas Carvalho, o jornalista e escritor Vicente de Freitas, o bispo Dom Edmilson da Cruz, o advogado, ex-deputado estadual e primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes, o professor e memorialista Lucivan Rios (Totó) e o poeta e diretor de museu, José de Fátima.

Fonte para entrevista:

Wandick Mesquita
Secretário de Cultura e Turismo – Acaraú
(88)9900.7640
mesquitaw@hotmail.com

Edson Costa, jornalista, assessor de imprensa do evento
Cel. (88)9693.1002

Fonte: Blog O Acaraú

Nenhum comentário: