sexta-feira, 29 de junho de 2012

Municípios aderem à Campanha Limpa

Itarema Os presidentes dos partidos políticos que fazem campanha neste Município firmaram acordo interpartidário para a propaganda eleitoral a partir de 6 de julho. O acordo foi assinado na presença do juiz eleitoral da 30ª Zona Eleitoral da Comarca de Acaraú, César de Lima Barros, e do promotor de Justiça, Iuri Rocha. Nele ficaram decididas restrições quanto ao uso de meios de divulgação que poluam as vias públicas.

Tendo como exemplo os resultados positivos que Itarema vem mostrando, os outros Municípios que compõem a 30ª Zona Eleitoral também aderiram à Campanha Limpa. De acordo com o chefe de cartório eleitoral Adaltu Guatama, em Acaraú, a audiência pública que homologou o pedido se realizou no dia 19 de junho. Já Acaraú, Cruz e Jijoca aderiram na última terça, dia 26.

Município de Itarema, onde moradores estão apoiando a campanha que proibe o uso de materiais gráficos, como cartazes, santinhos, bandeiras, faixas e demais impressos, bem como a utilização de carros de som e pinturas em muros

Na 30ª Zona Eleitoral, Itarema foi o primeiro a aderir à chamada Campanha Limpa, na qual fica proibido o uso de materiais gráficos, como cartazes, santinhos, bandeiras, faixas e publicações em jornais e revistas, e a utilização de carros de som e pinturas em muros. Só serão utilizados nas campanhas encontros, reuniões e comícios. Os que não cumprirem o acordo estarão sujeito a multas e sanções previstos pela legislação.

A iniciativa veio dos partidos que, devido a outras restrições, já aplicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a proibição de carros de som há 200 metros de escolas e hospitais, decidiram que seria melhor ambiental e financeiramente buscar campanha menos agressiva ao meio ambiente e à população.

De acordo com o promotor, o pedido encaminhado pelos representantes partidários foi unânime. "Esse tipo de decisão não poderia ser tomada se houvesse oposição. Porém, todos os partidos concordaram e encaminharam o pedido. O Ministério Público deu um parecer favorável e, após audiência pública, o juiz eleitoral homologou a decisão".

Para Rocha, esta é uma decisão lógica. "Numa cidade pequena, a utilização de carros de som é mínima, pois a cada 200 metros aqui em Itarema ele sempre vai encontrar ou uma escola ou hospital que tornará seu uso irregular". A população tem reagido de modo positivo com a novidade. A dona de casa Fátima Sousa teve seu primeiro filho há cinco meses e se diz satisfeita, pois o carro de som não irá mais incomodar. "Além do meu bebê, que não v ai acordar assustado com o carro de som, eu e meu marido também vamos nos beneficiar dessa decisão. Afinal, no horário de almoço os carros de som perturbavam nosso descanso".

Fim da sujeira
Outro ponto que agradou foi a diminuição da sujeira que os santinhos com fotos dos políticos causavam. "Para mim, o uso daqueles papéis que vinham apenas foto e número de candidato deveriam ter sido proibidos desde sempre, pois alguns candidatos não colocavam suas propostas. No meu entender, não adiantava nada. As crianças apenas pegavam vários daqueles e ficavam brincando, rasgando e jogando no meio da rua e nas calçadas", diz ela.

A universitária Gláucia Batalha fala que essa decisão é reflexão da seriedade dos partidos. "É uma questão de seriedade e educação. Fazer propaganda é uma coisa, fazer uma campanha política é outra. Nossos candidatos assumiram um compromisso que se resume em expor suas propostas e argumentos de forma limpa e clara, sempre em contato com o eleitor".

Gláucia fala ainda que a cidade se beneficiará com o volume menor de resíduos e polução sonora e visual. "Pintavam os muros com nomes e números de candidatos. Depois do período de eleição, os muros continuavam pintados e isso deixa a cidade feia. Além do que, eu me sentia incomodada com carros de som com vinhetas que ficavam meio que grudadas na mente ".

Todos os Municípios que aderiam à campanha fazem parte da rota turística Sol Poente. Jijoca e Cruz possuem destaque devido à construção do Aeroporto Internacional do polo de Jericoacoara. Os moradores da região apoiam a decisão judicial pois acreditam que assim não haverá consequências negativas para o turismo local devido a sujeira e incomodo que alguns tipos de propaganda podem trazer.

Mais informações
Promotoria Pública
Avenida Rios, 440 - Centro
Itarema-CE
Zona Norte
Telefone: (88) 3667.1159

JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Nenhum comentário: