segunda-feira, 4 de junho de 2012

O criador de oportunidades online

O POVO apresenta a trajetória de um cearense de 22 anos que teve sua vida revolucionada pela educação. Hoje, através da educação, é ele quem revoluciona a vida de milhares de brasileiros

O cearense Thiago Feijão, aluno do ITA, comanda o QMágico, empresa que quer levar educação de qualidade para todos as escolas públicas do paísO cearense Thiago Feijão, aluno do ITA, comanda o QMágico, empresa que quer levar educação de qualidade para todos as escolas públicas do país (Claúdio Gatti)

O cearense Thiago Feijão ainda cursava a 6ª série do ensino fundamental no Colégio Militar de Fortaleza quando descobriu o poder revolucionário da educação. “Tudo começou quando um grande educador, mentor e amigo meu, o professor Geraldo, de Matemática, me convidou para participar da tese de mestrado dele, sobre Educação e Cidadania”, conta Thiago, em entrevista exclusiva ao O POVO.

A partir daí, o pré-adolescente - sempre pródigo em notas excelentes - encantou-se com a capacidade transformadora da formação de um cidadão. Ao terminar a oitava série, a saída do Colégio Militar deu-se no mesmo momento em que sua família passava por grave crise financeira e foi o seu desempenho acadêmico excepcional que lhe garantiu uma bolsa de estudos integral em um dos mais conceituados colégios particulares de Fortaleza. De lá, saiu direto para a faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

Hoje, dez anos depois de ter aceito o convite do mestre Geraldo, Thiago é o responsável pela criação do Quadrado Mágico, uma plataforma digital que disponibiliza gratuitamente 700 vídeos com aulas de matemática para alunos dos ensinos fundamental e médio e que tem como objetivo conectar os brasileiros à oportunidade de se educar.

“Quando eu entrei no ITA, em 2008, comecei a trabalhar no terceiro setor com educação e comunidades de baixa renda. Vivi a realidade deles. Percebi que deveria contribuir para a solução desse problema, e tudo que eu já pensava antes a respeito de educação se intensificou. Queria que aquelas pessoas tivessem a mesma oportunidade que eu tive”.
ONGs
Até chegar ao Quadrado Mágico (www.qmagico.com.br), o site de “aprendizado misturado” (ou Blended Learning, no original em Inglês) onde as aulas estão disponíveis, Thiago foi professor, diretor de Recursos Humanos e presidente da ONG Casd, que prepara jovens de baixa condição financeira para o vestibular.

Na sequência, fundou outras duas organizações não governamentais. A Casdinho e o Instituto Semear. Em ambas o foco é reverter, através da educação, “uma realidade social marcada pela desigualdade” e, ao mesmo tempo, “despertar nos jovens assistidos a cultura da educação como um fator de mudança social”. Foi o sucesso destas iniciativas que o levou para a criação do Quadrado Mágico.

“O estalo da ideia veio quando se inscreveram mais de 2.000 alunos para o processo seletivo de uma das minhas ONGs, e nós somente tínhamos 120 vagas”, lembra Thiago. “Fiquei me questionando como eu criaria algo que fosse ‘sustentável e escalável’ para que eu conseguisse replicar o modelo das ONGs para todas as escolas, professores e alunos de todo o Brasil a baixíssimo custo. Assim, surgiu o QMágico”.

Entre a o insight inicial, em março de 2011, e o lançamento da plataforma, no mês passado, passou-se pouco mais de um ano. Tempo necessário para atrair mais dois parceiros e co-fundadores, montar uma equipe pedagógica e aperfeiçoar a plataforma. Em menos de 20 dias no ar, os 700 vídeos de matemática do Quadrado Màgico já foram assistidos por mais de 10 mil alunos.

“Os alunos podem assistir a vídeos, resolver exercícios interativos, ganhar pontos e medalhas, compartilhar o conhecimento com os outros”, orgulha-se Feijão, que já pensa emestender para outras disciplinas as aulas disponibilizadas.

700
aulas de matemática, divididas por ano escolar e por áreas de conhecimento (como Geometria, Funções e Conjuntos) estão disponíveis no site 

10 MIL
alunos já utilizaram o material pedagógico disponibilizado no Quadrado Mágico 

Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: