quarta-feira, 4 de julho de 2012

3ª CREDE realiza Curso de Formação a Distância sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE

PNAE 1

A 3ª CREDE (Acaraú), através do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), concluiu com sucesso o módulo do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, que faz parte do Curso de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE - Formação pela Escola.

O módulo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Formação pela Escola é um Programa que utiliza a metodologia de educação a distância, tendo como finalidade primordial a capacitação de agentes, parceiros, conselheiros, operadores e demais envolvidos com a execução, acompanhamento e avaliação de ações e Programas financiados pelo FNDE.

Com este módulo de estudo, o Formação pela Escola busca contribuir para a capacitação de pessoas que possam exercer o controle social, de modo a elevar a qualidade da gestão do Pnae, bem como atuar não só na busca de garantia da alimentação escolar de qualidade e em quantidade suficiente a todos os alunos, mas também no desenvolvimento de hábitos e práticas alimentares saudáveis no contexto escolar.

PNAE 2

O objetivo principal do Curso é propiciar ao cursista a aquisição de informações teóricas e práticas que fundamentem sua compreensão e atuação, de forma eficiente e eficaz, na operacionalização, no controle social e no acompanhamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Participaram do Curso o Coordenador e alguns técnicos da CREDE, diretores(as) e pessoal responsável pelo administrativo de todas as escolas públicas estaduais da região, totalizando 37 cursistas.

A tutoria do Curso ficou a cargo do Professor Multiplicador do NTE Roberto Marquedonen Martins dos Santos - Tutor Regional do Programa na região. 

Foram realizados 3 encontros presenciais nos dias 17 de Maio, 11 de Junho e 3 de Julho, respectivamente. Os temas tratados no Curso foram os seguintes:

Unidade I: Alimentação Escolar: um dos fundamentos para uma educação de qualidade;
Unidade II: Conhecendo melhor o PNAE;
Unidade III: Alimentação e Nutrição;
Unidade IV: Gestão e Operacionalização do PNAE;
UNIDADE V: Agricultura familiar;
UNIDADE VI: A prestação de contas no âmbito do PNAE; e
Unidade VII: O Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Roberto Marquedonen M. dos Santos (Prof. Mult. do NTE)

Fonte: CREDE 3 - Acaraú

Nenhum comentário: