quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Educação no Ceará - Evento debate desafios da primeira infância

Seminário reúne representantes de várias cidades do Estado para debater exemplos para a área

"Cidadania é dar a todos o mesmo começo, e eu não vejo outra forma de iniciar os seres humanos com as mesmas condições, a não ser pela educação que eles recebem". A fala da pedagoga Vera Lúcia Paolillo foi proferida na abertura do seminário "O que estamos fazendo de melhor pela primeira infância?" que acontece até a tarde de hoje, na Assembleia Legislativa. Educadores, secretários de educação de municípios e pesquisadores estiveram presentes iniciando os debates.

De acordo com informações do IBGE, 30% das crianças do Estado do Ceará são atendidas nos Centros Educacionais Infantis (CEIs) FOTO: ALEX COSTA

O evento busca soluções e apresenta resultados e alternativas para a educação das crianças de zero a seis anos. O atendimento, principalmente das pessoas de zero a três anos, ainda não é possível na rede pública em grande parte do Estado.
O professor Antenor Manoel Naspolini se engajou na causa da melhoria da educação nesta faixa etária no Ceará, desde 1988. Para ele, os projetos atuais são oportunos, já que, em sua concepção, tudo se decide antes dos seis anos. "Por isso, é necessário que a criança tenha boas referências, bases afetivas na família, porque o verdadeiro aprender acontece nesta idade".

Resultados

Representantes de várias cidades estiveram presentes mostrando os resultados que os programas do governo estão surtindo, a exemplo do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Crianças de até sete anos são beneficiadas pelo Paic, mas os mais atendidos são as de quatro e cinco anos. A proposta para atendimento das crianças de zero a três anos é que o Paic seja incrementado para recebê-las.

Para que isso aconteça, muitas mudanças são imprescindíveis, e os profissionais devem ser preparados especialmente para esta acolhida na escola. Vera Lúcia Paolillo lembrou que "a função social da educação infantil é compreender duas ações básicas: cuidar no educar e educar cuidando".

De acordo com a secretária de Educação do Estado, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, as melhoras graduais estão garantindo um novo nível para a educação no Ceará.

Conforme dados do IBGE, o Ceará tem o maior percentual no País de crianças de quatro e cinco anos na escola. De zero a três anos, o Estado apresenta a melhor marca, com 30% das crianças atendidas nos Centros Educacionais Infantis (CEIs). "Nossa meta para este ano é universalizar e atender em todos os Municípios a demanda de crianças de quatro e cinco anos. As de zero a três serão atendidas paulatinamente. O projeto será efetivado a longo prazo. A solução é melhorar e construir mais CEIs".

A gestora citou a importância de as crianças frequentarem o ambiente escolar. "Os anos iniciais da vida são um momento de desenvolvimento da linguagem, da formação de vínculos, da noção de tempo e espaço, das regras sociais, dos limites. O momento é determinante e esta criança precisa de um bom educador para sua formação".

MÁRCIA FEITOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: