sábado, 4 de agosto de 2012

Novos tempos - Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú

Foto: Cláudio Lima

Neste mês de agosto, 366 irrigantes do Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú iniciam uma revolução em nosso modelo de agricultura irrigada. Todos os dias, eles irão receber as informações necessárias para utilizar, de forma racional, a água e a energia na agricultura.

Um software criado pelo, Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), vai informar por mensagem de celular (SMS) a melhor forma e, principalmente, o Tempo de Irrigação necessário para cada cultura. O irrigante terá também uma página na internet com os históricos da irrigação, além de diversas informações para viabilizar uma boa produtividade.

Este software, aliado a uma equipe técnica - qualificada para dar suporte técnico presencial aos irrigantes - constituiu o projeto piloto denominado Serviço de Assessoramento ao Irrigante (SAI) que é pioneiro no Brasil e o Ceará está servindo de referência. Muitas Instituições já manifestaram interesse nesta tecnologia como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Agência Nacional de Águas (ANA). O Governo do Estado do Ceará mostrou interesse em implantar o SAI no Complexo Castanhão. Desta forma, ficará fácil para o irrigante saber como, quando e quanto irrigar.

Em relação à agricultura, ainda há muito por fazer, principalmente quando pensamos em termos de transferência de tecnologia. E é neste campo que o SAI atuará, criando uma nova perspectiva para a pesquisa, para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação da agricultura irrigada.

SÍLVIO CARLOS RIBEIRO
DIRETOR GERAL DO INOVAGRI

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: