quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Educadores recebem capacitação em Sobral

O curso de capacitação acontece até sexta-feira, no Espaço de Referência do Brincar, localizado no Município de Sobral

Sobral. Uma turma de 30 educadores sociais participam da terceira etapa da Formação para Educadores Sociais do Programa de Brinquedotecas Públicas Municipais, nesta cidade. Realizado pelo Unicef/CE, Instituto Stela Naspolini e Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), o curso de capacitação ocorre até a sexta, no Espaço de Referência do Brincar do Município.

Mas outros espaços culturais, como teatro, museu e prédios tombados pelo patrimônio histórico, estão sediando algumas atividades preparadas para esta etapa. Os educadores sociais de Apuiarés, Aratuba, Itaiçaba, São Gonçalo do Amarante e Tauá trabalham as técnicas da contação de história e brincadeiras com jogos de tabuleiro.

Segundo o gestor do Programa pelo Unicef, Rui Rodrigues Aguiar, "o curso é um avanço na implantação desta rede de formação. E Sobral foi escolhida por ser uma cidade polo". O calendário do brincar, para o ano de 2011, foi construído por cada um dos Municípios que integra esta terceira turma de educadores sociais.

Além das técnicas de contação de histórias e brincadeiras com jogos de tabuleiro, será feita uma abordagem específica do trabalho com cada um dos "cantos" da brinquedoteca: canto do faz de conta, do fazer, do brincar, da leitura e do esporte educacional.

Consta na programação a continuidade das técnicas da sequência didática, método empregado no planejamento das atividades a serem executadas dentro do Programa. A próxima, e última etapa da formação, acontece em abril de 2011, juntamente com a certificação dos profissionais que passaram pelo total de 130 horas/aulas.

O programa tem como objetivo principal oferecer às milhares de crianças cearenses, que estão expostas a todas as formas de violência, ao trabalho infantil e ao abandono, o acesso à área e equipamentos públicos para brincar, jogar, se divertir e se desenvolver de forma saudável e criativa.

As brinquedotecas são, ao mesmo tempo, espaços culturais e de lazer destinados a crianças e adolescentes, para formação continuada de educadores e capacitação de famílias na área do brincar. Instaladas na Capital e no interior, a meta é que se tornem espaços de referência do brincar, respeitando os aspectos culturais de cada região.

Desde 2006, o projeto é implantado com recursos da parceria estabelecida entre Unicef e Companhia Energética do Ceará (Coelce), que arrecada fundos por meio das contas de energia. O recurso arrecadado é destinado à aquisição do acervo desses equipamentos nos Municípios cearenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), certificados com o Selo Unicef.

MAIS INFORMAÇÕES

Programa de Brinquedotecas Públicas Municipais / Espaço de Referência do Brincar Biblioteca
Lustosa da Costa / (85)4006.4058

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: