sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pássara na garganta


A matogrossense Tetê Espíndola e o cearense César Barreto realizam seus shows em mais uma edição do Projeto BNB Clube de Cultura, amanhã, a partir das 21 horas

Tetê Espíndola é a grande atração da edição de amanhã do Projeto BNB Clube de Cultura, a partir das 21 horas. Como já é tradição no formato do projeto, a artista divide a noite com outro artista, na mesma da música popular brasileira.

César Barreto, cantor, compositor e músico cearense , é quem primeiro entra em cena. O show promete ser um de seus três discos lançados, "Nordestinados", "A Vitória do Forró" e "Corpo de Delito", além de interpretações de grandes sucessos de autores nordestinos.

Repertório

Depois, é a vez da intérprete, musicista e compositora Tetê Espíndola, que canta e toca craviola. Tetê será acompanhada pelo músico Adriano Magoo, nos teclados e sanfona. A artista matogrossense vai relembrar seus antigos sucessos, mostrar composições novas e recordar clássicos da MPB registrados em sua discografia.

Ela está bastante feliz em retornar aos palcos cearenses. "Estou super animada com a volta à Fortaleza pois há muito tempo não canto pra esse publico tão simpático. Me lembro da minha passagem por aí no projeto Pixinguinha juntamente com Duo Fel e Marlui Miranda e foi um sucesso", conta.

Tetê Espíndola, que apesar de não figurar nos veículos da grande mídia brasileira já conquistou uma boa fatia do público pela qualidade do seu trabalho, afirma que fará uma apresentação sintonizada com o que a plateia que ouvir.

"Estou preparando um repertório de trajetória, que inclui desde uma guarânia, ´Sertaneja´, de Renné Bitencourt, gravada por Augusto Calheiros, a vanguarda de Itamar Assumpção, ´Adeus pantanal´, e Arrigo Barnabé, ´Tamarana´, até clássicos da MPB, como ´Trem das Onze´, de Adoniran Barbosa, e ´Refazenda´, de Gilberto Gil. Além delas, músicas de minha autoria, do CD ´Evaporar´, e os sucessos que todos querem ouvir. ´Escrito nas estrelas´, com certeza, não vai faltar. O meu show tem momentos interativos com o público e é bem diferente e pra cada cidade. Gosto de fazer um roteiro bem completo espero que não falte nada", prometeu.

Trajetória

Nascida numa família essencialmente musical, Tetê Espíndola desde pequena conviveu com a arte. Ela relembra: "Meus irmãos são artistas com personalidades fortíssimas e a musica, desde a minha infância, faz parte do nosso cotidiano, das brincadeiras".

"Tenho ótimas lembranças pois foi uma época de grandes descobertas: eu cantando musicas do Geraldo Espíndola ganhando festivais como melhor interprete com 14 anos e ouvindo serenatas de trio paraguaios e muita curtição na natureza em especial o canto dos pássaros. O encontro com a minha craviola, o instrumento de 12 cordas que entrou na minha vida em 1974 e nunca mais saiu", detalha Tetê Espíndola.

No começo da carreira, a cantora foi morrar em São Paulo, onde integrou o grupo LuzAzul. No começo dos anos 80, ela gravou seus dois primeiros álbuns. Em 81, com Arrigo Barnabé no MPB Shell 81, e no Festival dos Festivais, em 85, época de "´Escrito nas Estrelas".

Tetê não pára. "Recentemente fiz uma expedição pelo Pantanal. Foi uma experiência fantástica em uma chalana. Eu, Lucina, Alzira Jerry e Carol Ribeiro fizemos 15 musicas novas e pretendemos dar uma continuidade lançando esse momento autoral no CD Água dos Matos".

Para os admiradores do trabalho em discos da cantora de Mato Grosso ela avisa que trará alguns exemplares de sua obra. São eles: "Espíndola canta", "Evaporar" e "VozVoixVoice". "Estou cheia de músicas novas e acabei de participar do programa Zoombido do Paulinho Moska, que vai ao ar em maio próximo, pelo Canal Brasil", antecipa a cantora.

MAIS INFORMAÇÕES

Tetê Espíndola e César Barreto. Amanhã, às 21 horas, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646). Ingressos: R$ 30 (inteira) e 15 (meia/sócio). Contato: (85) 4006.7200 e 4006. 7203

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: