quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projeto entrevista grandes nomes da cultura cearense

Willis Santiago é o convidado de hoje do projeto Quarta Literária Especial
 Em mais uma edição do projeto Quarta Literária Especial, que acontece no Centro Dragão do Mar, o escritor e pesquisador Willis Santiago debate sobre Literatura, Filosofia e Direito

As afinidades entre os campos do Direito e da Literatura no Brasil já foram mais evidentes. Desde meados do século XIX, nas redações jornalísticas e nos movimentos literários, lá estavam os estudantes de direito. Pelos dois primeiros cursos superiores do Brasil, direito e medicina, passaram diversos dos nossos cânones literários. Mas qual a influência do estudo do direito na literatura por eles desenvolvida? E mais intrigante ainda: qual a influência da literatura no exercício das leis?

Para o escritor, filósofo e professor Willis Santiago, o direito não apenas estimulou a literatura, sendo berço de escritores e pano de fundo de muitos romances, mas também a literatura exerce poder sobre o direito, na medida em que o humanismo presente na produção da prosa e da poesia é fundamental à elaboração das leis impostas à vida humana. Sobre esse e outros debates intrínsecos ao tema, conversa hoje Willis Santiago, convidado do projeto Quarta Literária Especial, apresentado pelo também escritor Carlos Emílio Corrêa.

A primeira palestra de Willis proferida a respeito do assunto foi em 1983, no Ceará, quando debateu sobre o jurídico em Kafka. "Esse grande filósofo era também jurista, por isso pensou o ser humano e as relações sociais através do prisma do direito", explica. O pesquisador, que é também livre-docente em Filosofia, pretende levar esse campo ao debate, como um elo entre literatura e direito.

Evento

Há quatro anos, o Centro Cultural Dragão do Mar sedia o projeto Quarta Literária, que já recebeu grandes nomes da literatura cearense. Em formato de entrevista, o evento é gravado e, futuramente, será disponibilizado online. "Fomos responsáveis por um dos únicos registros de célebres autores cearenses como José Alcides Pinto e Eduardo Campos", revela Carlos Emílio.

Na quarta-feira passada, o programa recebeu a tradutora de "O Quinze", de Rachel de Queiroz" para a Alemanha, Ingrid Schwamborn. Na semana após Willis, o programa adota o tema "Projetando cinema na vela da jangada" e recebe o crítico Rodrigo Miranda Leão, que reportará suas lembranças da vinda de Orson Welles a Fortaleza nas filmagens do inacabado "It´s All True". Na época, Miranda tinha 10 anos. O projeto acontece no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar e é aberto ao público.

MAIS INFORMAÇÕES

Quarta Literária Especial. Hoje, às 19h30, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81). Grátis. Contato: (85) 3488.8600

MAYARA DE ARAÚJO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: