sábado, 19 de março de 2011

Conexão Minas-Ceará

O mineiro Lô Borges encerra a turnê do CD "Harmonia" com show em Fortaleza, no BNB Clube. Abertura fica por conta do cearense Eudes Fraga

Depois da folia do carnaval, o público de Fortaleza tem uma boa opção de espetáculo de música de qualidade. E em dose dupla. Na edição deste sábado do Projeto BNB Clube de Cultura, sobem ao palco da tradicional agremiação o cantor e instrumentista mineiro Lô Borges e o violonista e compositor cearense Eudes Fraga. A programação começa às 21 horas.

Lô Borges Foto: Divulgação
Lô Borges faz uma apresentação com seu tradicional violão, acompanhado por um de seus conterrâneos, o guitarrista Henrique Mateus. O show marca o encerramento da temporada de divulgação eo seu disco mais recente, "Harmonia" (2008).

O set list, claro, inclui também suas canções que foram sucesso de público, desde o tempo do lendário do Clube da Esquina (parceria com Milton Nascimento, Beto Guedes e outros). Têm espaço garantido clássicos como "O trem azul", "Um girassol da cor do seu cabelo", "Para Lennon e McCartney" e a própria "Clube da Esquina Nº2", além de novidades, caso de "Caminho", "Onde a gente está", "Cordão de ouro" e "Chegado" - todas feitas em parceria com o mano Márcio Borges.

Depois de algum tempo sem se apresentar em Fortaleza, o músico mineiro está otimista com relação a sua apresentação: "Minha expectativa é enorme. Adoro tocar em Fortaleza, cidade que tenho bons amigos e me traz ótimas lembranças. O show ´Duo´ é mais intimista e acho que vai combinar muito com o astral do projeto".

O repertório do show seguirá o set list da turnê. "Mas a participação da plateia nos meus shows é sempre bem-vinda. Podem pedir que eu canto, desde que eu ainda me lembre das harmonias e das letras (risos)", avisa o dono da festa.

Álbum
As composições do CD "Harmonia" são frutos de sua parceria com o irmão, Márcio Borges. Com o tempo, Márcio tornou-se o parceiro mais frequente e constante de Lô Borges. "Como pretendia manter um núcleo fechado para produzir este projeto, chamei o Marcinho para escrever as letras para aquelas canções que pediam letras. A minha ideia era de que esse disco tivesse várias vinhetas ou temas musicais que não precisassem de letra. O núcleo que trabalhou neste disco comigo foi basicamente os músicos da minha banda, o arranjador de cordas, o Márcio e os músicos do Octeto de Cordas".

Parcerias
A partir dos anos 2000, Lô Borges realizou shows com o conterrâneo Samuel Rosa, da banda Skank, e fez parcerias com Tom Zé, Nando Reis e Arnaldo Antunes. "Com o Samuel Rosa, continuo me encontrando com regularidade, fazemos músicas e no meu novo disco, previsto para este ano, vão ter duas parcerias inéditas nossas, não só na composição, mas ele cantando comigo. Inclusive numa dessas músicas, somos parceiros do Nando Reis. Com Tom Zé e o Arnaldo, nos encontramos por aí, pelos festivais que rolam pelo país, mantendo aberta a possibilidade de novas parcerias", detalha.

Quando questionado sobre o momento atual da MPB mineira, Lô Borges preferiu não dizer nomes: "a cena musical hoje em Minas Gerais vai muito bem, principalmente a independente. Graças às leis de incentivo, muita gente boa está tendo oportunidade de mostrar o seu valor. Além dos artistas, vejo que os festivais de música estão retomando a sua força, o que é muito bom".

Mesmo antenado com a atual geração, Lô Borges também mantem contatos com seus contemporâneos do Clube da Esquina. Ele revela que, "continuamos todos amigos, apesar de não nos encontrarmos mais com a mesma frequência. O que mais tenho contato é com o Bituca (Milton Nascimento), inclusive ele me chama para participar dos shows dele, bem como sempre o convido para ele cantar comigo, nos meus shows. Ano passado fizemos isso umas cinco vezes e gostaria de manter essa média anual".

As composições de Lô Borges já foram gravadas por alguns artistas da MPB com destaque para Elis Regina, Tom Jobim e Milton Nascimento, entre outros. No exterior tem sua obra lançada no Japão onde teve a experiência de fazer shows e ter seus discos lançados por lá, inclusive com as letras do encarte no idioma deles.

Clube da Esquina
O compositor Lô Borges faz parte de uma geração de artistas mineiros que marcou definitivamente a MPB nos anos 1970, através do movimento que ficou conhecido como Clube da Esquina. Além dele, integram o seleto grupo, figuras do nível de Toninho Horta, Fernando Brant, Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Nivaldo Ornellas, Flávio Venturini e Milton Nascimento. Com Milton, Lô compôs todas as músicas do antológico álbum duplo "Clube da Esquina" (1972).

Sempre trabalhando na sua trajetória profissional, nos planos futuros na carreira musical de Lô Borges estão o registro de novas canções, "tenho composto e gravado bastante material inédito. Costumo dizer que a minha capacidade de produzir música é muito maior que a capacidade de lançá-la. Tento fazer a minha parte, que é produzir, mas lançar os discos, não depende só de mim. Por isso mesmo, vou tocando o barco. E como já disse, este ano de 2011 vai ter disco novo, que na minha modesta opinião, é um dos melhores que já produzi. caprichei nas participações especiais: Fernanda Takai, Samuel Rosa e Milton Nascimento. Estou super ansioso para lançá-lo e ver a reação do público. Se tudo der certo, até o meio deste ano, estará nas lojas". Finalizou.

MAIS INFORMAÇÕES
Show Lô Borges e Eudes Fraga. Às 21 horas, no BNB Clube
(Av. Santos Dumont, 3646). Ingressos: R$ 15 (meia/sócio) e R$ 30 (inteira).
Contato: (85) 4006.7200

Eudes Fraga Foto: Divulgação

O cancioneiro de Eudes
O cantor, compositor e músico cearense Eudes Fraga também está bastante otimista com sua participação no Projeto BNB Clube de Cultura. "É uma honra fazer a abertura do show do Lô Borges", revela. "Sou fã demais do pessoal do Clube da Esquina. Milton Nascimento é a minha referência maior por causa do seu canto. Sempre foi", explica .

Eudes Fraga faz questão de antecipar algumas músicas que fazem parte do repertório de seu show. Estão confirmadas "Urubu mestre do voo", "Bailarina", " Assovio" e "Amor de reis", parcerias com Joãozinho Gomes, Dudu Falcão, Paulo César Pinheiro e Fausto Nilo, respectivamente. O gantor garante ainda "Dragão do Mar", criação solo, com letra e música do próprio intérprete.

O cantor Eudes Fraga sobe no palco do BNB Clube tocando violão e cantando. Na noite, ele se faz acompanhar pelos percussionistas Otto Júnior e Rodrigo dos Santos. Ele manda um recado para os leitores: "Convido a todos que compareçam para ouvir música que vem do coração. Sem tempo, sem moda, sem dançarinas. Não é todo dia que temos um Lô Borges cantando aqui na cidade. Vai ser uma noite de festa, de rever amigos e fazer novos também. Esse Projeto BNB de Cultura é uma das válvulas de escape da nossa MPB. Precisamos comparecer sempre a palcos como esse, feito com muita raça e luta por pessoas amantes da boa música".

NELSON AUGUSTO
 REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Cheguei hoje, dei uma "vista geral", e parei aqui. Grande conexão Minas-Ceará. O mineiro é o povo que mais parece com o cearense, apesar da geografia. Morei no Rio mas ia muito à Juiz de Fora....oh povo acolhedo.
Gostei da matéria e de seu propósito com este blog.
Visite o meu, se tiver um tempinho!
> blog Da Cadeirinha de Arruar.
Abraço, Totó!