quinta-feira, 24 de março de 2011

Encontro destaca avanços do Paic


Capacitar professores e gestores para a dinâmica do alfabetizar, acompanhar as escolas e avaliar os resultados obtidos são os principais fatores da melhora nos índices de alfabetização do Estado, segundo a coordenadora do Programa de Alfabetização da Idade Certa (Paic), Márcia Campos.


E é para discutir as competências que os alunos devem adquirir até o final do Fundamental I e aprofundar questões relativas ao ensino de Português e Matemática que técnicos e gestores cearenses estão reunidos durante esta semana em Fortaleza para o Seminário Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental I.

Todos os 184 municípios cearenses aderiram ao Paic, que após expansão apoiada pelo governo estadual em 2007, oferece assessoria técnica e financeira para que os gestores revertam os baixos indicadores relativos à alfabetização na faixa de idade esperada. O programa opera em cinco eixos, que trabalham desde a didática da alfabetização, a gestão da educação municipal, a avaliação externa e a importância da educação infantil até a formação do leitor, aguçando o gosto pela leitura.
Cláudia Lavor, representante da Secretaria de Educação do município de Salitre, classificou o Paic como a “salvação para nossas crianças, que antes eram jogadas de série em série sem a formação elementar”.
Para Márcia Campos, coordenadora do Programa, são as respostas vigorosas e o comprometimento dos municípios que possibilitam a reversão do quadro de alfabetização no Ceará. Ela relatou que em 2007, menos de 30% dos alunos e 14 municípios cearenses estavam no nível adequado. Em 2009 (resultados de 2010 só serão disponibilizados em abril) os dados mostram que 43% e 83 municípios passaram para o nível adequado de aprendizagem.  
(Samaisa dos Anjos)

Fonte: O Povo

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