quinta-feira, 24 de março de 2011

Seduc e municípios debatem sobre aprendizagem no ensino fundamental

Refletir sobre as competências que deve ter um aluno do ensino fundamental( 1º ao 5º ano) e que conteúdos devem ser desenvolvidos nesta etapa. Estes são alguns objetivos do Seminário “Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental I”. O evento é uma realização da  Secretaria da Educação (Seduc), de 22 a 24 de março, das 8h30min às 17h30min, no Oásis Atlântico Imperial Hotel, avenida Beira Mar, 2500. Estarão presentes representantes de todos os municípios cearenses que fazem parte do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Durante a atividade, também serão abordados temas relacionados à melhoria da escala do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa e dos resultados da alfabetização em nosso Estado. Consta da programação de abertura do Seminário, no dia 22, às 18h30min, o lançamento da terceira edição da Coleção Paic,  Prosa e Poesia.

Programa Alfabetizão na Idade Certa (PAIC)

O PAIC foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Seduc. Tem o objetivo alfabetizar todos os alunos do ensino fundamental até o segundo ano de escolaridade de modo a garantir a aprendizagem da leitura até os sete anos de idade. Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. 

O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.  No período de 2007 a 2010 foram investidos cerca de R$ 107 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal.

Programação

22/03/2011 – 18:30 -  Abertura
19:00 – Palestra: Como melhorar a escala e os resultados da alfabetização? - Palestrantes:  professora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello e professor Manuel Palácios
20:30 - Lançamento  da terceira edição da Coleção PAIC, PROSA e POESIA

23/03/2011 – Manhã
8:30 às 12:00h -  Oficina  de Matemática para o ensino fundamental I – competências esperadas para cada ano de escolaridade. Local -  Salão Brasil – A - coordenadores da oficina: professora Fabiana Esméria de Castro Alves Ubriaco,  professora Wanda Maria de Castro Alves, professora Tatiane Gonçalves de Moraes.

8:30 às 12:00h – Oficina  de Língua Portuguesa para o ensino fundamental I–competências esperadas para cada ano de escolaridade. - Local -  Salão Brasil -  coordenadores da oficina: professora Rachel Garcia Finamore, professora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello.

23/03/2011 – Tarde
14:00 às 17:30h – Oficina  de Matemática para o ensino fundamental I – competências esperadas para cada ano de escolaridade. Local -  Salão Brasil – A - coordenadores da oficina: professora Fabiana Esméria de Castro Alves Ubriaco, professora Wanda Maria de Castro Alves, professora Tatiane Gonçalves de Moraes.

14:00 às 17:30h – Oficina  de língua Portuguesa para o ensino fundamental I – competências esperadas para cada ano de escolaridade. Local -  Salão Brasil – B - coordenadores da oficina: professora Rachel Garcia Finamore, professora Wanda Maria de Castro Alves, professora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello.
24/03/2011 – Manhã
8:30 às 12:00h -  Salão Brasil- Apresentação dos resultados da pesquisa “ Bons resultados no IDEB: um estudo exploratório de fatores explicativos.” Pesquisadores: professor Romualdo Portela de Oliveira (USP), professora Eloisa Vidal (UECE), professora Giselle Cristina Martins Real (UFGD); professora Sofia Lerche Vieira (UECE).

12:00h - Encerramento

21.03.2011 
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jaqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.3972)

Nenhum comentário: