quarta-feira, 16 de março de 2011

Fotografia: múltiplas cidades no Museu da UFPA

Imagem da série Gente no Centro, de Silas José de Paula (CE)

A fotografia com um sentido mais abrangente. Essa foi a proposta apresentada no lançamento da II Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. O evento aconteceu na noite de ontem, no museu da Universidade Federal do Pará, com a presença de empresários, estudantes e profissionais da área.

Em sua segunda edição, o prêmio trouxe como tema as “Crônicas Urbanas”, que trata da visão contemporânea do artista sobre a cidade. Alcançar uma diversidade de olhares foi a meta.

O curador da mostra, Mariano Klautau Filho, conta que a ideia foi que o artista pensasse a cidade como matéria criativa do seu trabalho. “Queremos que o profissional pense na cidade não como simples imagem, mas como material que pode lhe oferecer inúmeras possibilidades de criar e de produzir”.

Na mostra do 2o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia estão trabalhos de 21 artistas selecionados entre cerca de 250 inscritos provenientes de todo o país.

Os melhores trabalhos em três categorias receberam, ontem, o prêmio de R$ 10 mil cada. Na categoria ‘Crônicas Urbanas’, venceu o fotógrafo cearense Silas José de Paula. Na categoria ‘Diário Contemporâneo’, venceu o pernambucano Leonardo Sette. Já na categoria ‘Diário do Pará’, venceu a paraense Roberta Carvalho. Os prêmios foram entregues aos vencedores pela representante da empresa Vale - patrocinadora do projeto -, Daniele Redig, pelo diretor geral do grupo RBA, Camilo Centeno, e pelo diretor presidente do DIÁRIO, Jader Barbalho Filho.

As obras agradaram ao gerente de artes visuais Raimundo Calandrino. “Vim apenas para observar e gostei muito do trabalho. Essa coisa de misturar fotografia com vídeo, desenho e pintura, tudo em uma só obra, realmente é bem legal.”

Para os artistas premiados, a vitória é motivo de orgulho. Há mais de 40 anos trabalhando com fotografia, Silas de Paula elogia os colegas paraenses. “O trabalho feito no Pará precisa ser reconhecido. Estar aqui, para mim é uma grande alegria.”

E é exatamente a valorização dos profissionais paraenses que levou à criação do prêmio. “Aqui existem profissionais muito bons, o que falta é que eles sejam valorizados e é isso o que queremos através desse projeto. Vamos buscar novos talentos e mostrar nossa cultura e nossa gente através de ações como a do prêmio dessa noite”, afirmou Jader Filho.

Para Camilo Centeno, o prêmio eleva o Pará a um nível nacional. “Ano passado foi mais difícil, mas esse ano já temos a experiência e acreditamos que todo o projeto tem sido um grande sucesso. Inscrevemos profissionais de todo o país e isso nos leva a crer na credibilidade que temos perante essas pessoas.”

A II Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia também conta com artistas convidados, como o fotógrafo Luiz Braga. Além dele, a mostra inclui uma exposição especial de trabalhos dos fotógrafos do jornal DIÁRIO DO PARÁ. A mostra será aberta esta noite, às 19h, na Casa das Onze Janelas, na Cidade Velha.

ONDE VER

Mostra 2o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia - No Museu da UFPA (Gov. José Malcher, esquina com Generalíssimo). Aberta ao público até 15 de maio, com entrada franca. De segunda a sexta, aberta das 9h às 17h. Nos finais de semana, das 10h às 15h.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: