Sob coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social  (STDS), o Projeto Juventude Empreendedora realiza nesta quinta-feira,  dia 17, no Clube dos Diários, a formatura de 450 jovens, de nove  municípios, atendidos pelo projeto no ano de 2010. A capacitação teve o  investimento de R$ 1,3 milhão do tesouro estadual.
Os novos profissionais foram capacitados em Vendas, Atendimento e  Secretariado; Mecânica de Motos; Corel Draw e Photoshop; Recepção e  Vendas em Turismo; Operador de Caixa; e Marketing. Os municípios  contemplados no ano passado foram Acaraú, Aracati, Beberibe, Camocim,  Fortim, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo.
Nos últimos quatro anos, o Projeto Juventude Empreendedora já  beneficiou 1.800 pessoas em 36 municípios. “A capacitação favorece o  desenvolvimento de valores de responsabilidade social e de cultura  empreendedora na formação desses jovens, além de integrá-los na  sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho”, destacou o titular  da STDS, Evandro Leitão.
Novos contemplados 
Na solenidade, os prefeitos dos novos municípios contemplados com o  projeto assinarão os termos de adesão para 2011. O Juventude  Empreendedora chega à quinta edição e beneficiará mais 450 jovens de  Caucaia, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Irauçuba, Massapê,  Mucambo, Pentecoste e São Luís do Curu. Cada município terá duas turmas  com 25 jovens, cada.
O investimento é de R$ 1,4 milhão da STDS, municípios são  responsáveis pela estrutura dos cursos. Durante oito meses, os  beneficiados participarão de três etapas de capacitação, com aulas  teóricas e atividades práticas de serviço à comunidade. Ao final são  inseridos no mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
O objetivo do Juventude Empreendedora é garantir a formação básica  dos jovens, bem como qualificá-los profissionalmente, proporcionando  vivências práticas de intervenção social na sua comunidade e  encaminhamento para o mercado de trabalho.
Em todas as fases, o Juventude Empreendedora trabalha comportamentos e  condutas voltadas para a gestão empreendedora e a comercialização da  produção. Na última etapa, a ação apresenta aos jovens caminhos para o  mercado de trabalho, além de promover o assessoramento à criação de  negócios individuais e coletivos.
Serviço: 
Para participar do projeto é preciso ter entre 17 e 24 anos, renda  per capita familiar menor ou igual a meio salário mínimo, estar  matriculado no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído os estudos em  escola pública ou pertencer à família cadastrada no CadÚnico.
Data: 17 de março (quinta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Clube dos Diários – Rua E, Quadra A, 100, Dunas
Horário: 10 horas
Local: Clube dos Diários – Rua E, Quadra A, 100, Dunas
16.03.2011
Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio (  imprensa@stds.ce.gov.br  / 85 3101.2099 - 2089)
Nenhum comentário:
Postar um comentário