segunda-feira, 21 de março de 2011

Patativa revisitado

O fotógrafo Tiago Santana e o pesquisador Gilmar de Carvalho lançam hoje, na Livraria Cultura, o livro Patativa do Assaré - o sertão dentro de mim

Delicado álbum, o livro revela a intimidade da poesia de Patativa (TIAGO SANTANA/DIVULGAÇÃO)
Um nasceu na cidade do Crato, acostumado às manifestações populares, foi menino de colo nos braços do maior poeta que o sertão cearense já viu, a quem fotografou diversas vezes depois que escolheu empunhar uma câmera como profissão. O outro dedicou uma extensa obra de jornalista e pesquisador cultural sobre os diferentes aspectos da tradição no Ceará, percorreu milhares de quilômetros pelo Estado, durante uma década foi presença frequente no pequeno município de Assaré (a 520km de Fortaleza). Quase nove anos depois da morte de Patativa do Assaré, em 2002, aos 93 anos, Tiago Santana e Gilmar de Carvalho prestam nova homenagem ao poeta com o livro Patativa do Assaré – o sertão dentro de mim.

“O Patativa entrou na minha vida desde quando eu nasci, porque os meus pais tinham uma relação muito forte com ele. Eu me lembro que o Patativa me botou no colo. Eu comecei a descobrir aquele universo do Cariri vendo o Patativa e sempre tive essa relação meio familiar, de afeto com ele, e quando eu cresci, mergulhei no universo da fotografia”, conta Tiago. “Eu sempre fotografei o Patativa. Cinco anos antes de ele morrer, eu fotografei muito. Eu não tinha essa pretensão de fazer um livro, mas era uma coisa que me encantava. Obviamente muita gente fotografava o Patativa, mas eu queria fazer um ensaio afetivo da minha convivência com ele.”

A partir da proposta do livro, uma espécie de homenagem e carinho ao poeta, o fotógrafo convidou Gilmar de Carvalho para escrever o texto que acompanha as fotos. Profundo conhecedor da obra e vida de Patativa do Assaré, o professor do Departamento de Comunicação Social da UFC se viu diante de uma questão: “Pensei no que eu poderia fazer que já não tivesse feito”. O sertão dentro de mim é o décimo livro do intelectual sobre Patativa. Uma história de admiração e amizade que começou em 1993, quando Gilmar encontrou pela primeira vez com o poeta para entregar uma caixa editada por ele com os folhetos de cordel de Patativa. Está tudo contado no ABC do Patativa.

“Eu pensei na estrutura do ABC. Cada estrofe começa com uma letra do alfabeto. Defini que seria um texto mais impressionista, mais apaixonado, não piegas, mas um texto mais derramado sobre Patativa, em que eu não teria obrigação de citar autor, de fazer nota de roda-pé.”, explica Gilmar. “É sempre muito complicado, porque ao mesmo tempo é prazeroso e doloroso, porque você fica trabalhando a perda, mas nisso tudo tem o prazer. Voltei muitas vezes lá, fui tentando relembrar essas situações, tentando naturalizar, se é que é possível naturalizar uma morte ou uma dor, e construir esse texto. Na verdade é muito mais uma homenagem, uma tentativa de dizer o quanto ele foi importante”.

Editado pelas Edições Sesc SP e Tempo D’imagem – editora de Tiago Santana – , o livro é um valioso documento da história e do legado de Patativa quase uma década após sua morte e dois anos depois das comemorações de seu centenário. O texto de Gilmar de Carvalho percorre com beleza e simplicidade os espaços que o poeta de epíteto passarinho escolheu para pousar suas palavras. As fotos de Tiago Santana transparecem a intimidade com o poeta, sua casa, a feira, cachorros, meninos, e sua sabedoria: “Ele podia não estar enxergando, mas sabia muito bem o que estava acontecendo em torno dele”.

SERVIÇO

PATATIVA DO ASSARÉ – O SERTÃO DENTRO DE MIM
Quando: hoje, às 19h
Onde: Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010 – Meireles)
Preço: R$95
Mais informações: 4008 0800.

Pedro Rocha
pedrorocha@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: