domingo, 20 de março de 2011

Projeto de formação de jovens poderá ser referência internacional

Um projeto criado no Ceará, para formação pessoal e profissional de jovens da escola pública ou dela egressos, já é modelo em estados brasileiros e pode virar referência em outros países. Trata-se do Com.Domínio Digital, que também promove e acompanha a inserção deles no mundo do trabalho. O projeto é desenvolvido no Ceará pelo Instituto Aliança, associação sem fins lucrativos, e Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
 
O chileno Marcelo Pizarro, representante da International Youth Foundation (Fundo Internacional da Juventude), veio manter contato com coordenadores, alunos e demais envolvidos no projeto com a intenção de avaliar a possibilidade de aplicação das suas metodologias e estratégias em países como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

Eveline Corrêa, coordenadora pedagógica dos programas do Instituto Aliança no Ceará informa que “a formação é voltada para o desenvolvimento de competências pessoal, social e produtiva. A informática entra como uma ferramenta de trabalho a ser utilizada no dia a dia”.

Acrescenta que o Com.Domínio Digital começou em 2004 e iniciou a parceria com a Seduc em 2008. Dos primeiros 460 jovens cearenses, o número aumentou e em 2011 somam 16 mil já atendidos no País. A previsão para 2011, no Ceará, são 3.500 participantes em 25 municipios.

A formação dura oito meses e em mais quatro meses os alunos que concluíram são acompanhados na entrada para o mercado de trabalho. Os jovens entre 17 e 24 anos não recebem bolsa, mas toda a formação é gratuita, com direito a material didático e lanche.

O financiamento do projeto é feito pelo Instituto Aliança, Seduc e pela entidade World Education. No Ceará, a seleção dos novos participantes está sendo feita nos 25 municípios. Caso algum jovem se interesse em saber se ainda há vagas em um dos núcleos dos municípios do interior ou nos 10 existentes na capital é só ligar para 85 3224 8399.

Saiba mais sobre o Instituto Aliança

O Instituto Aliança é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada em Salvador e atuação em todo o Brasil, principalmente em estados da região Nordeste. Ele foi fundado em 2002 como resultado de estratégias que já vinham ocorrendo desde 1998 entre os Institutos Ayrton Senna, Fundação Kellog, Fundação Odebrecht e BNDES. Têm por missão educar jovens, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. Em Fortaleza, a sede fica na rua Silva Paulet, 769, salas 208/213 – Meireles.

Fonte: Agência da Boa Notícia (com informações do Instituto Aliança)

Nenhum comentário: