sábado, 26 de março de 2011

Saúde e educação públicas terão rede on line própria

A princípio, as pessoas vão usufruir de forma indireta do Cinturão Digital, projeto do Governo do Estado que objetiva levar Internet de alta velocidade a 84% da população urbana do Ceará a preços baixos. Em 31 de maio, todos os órgão públicos do Estado devem estar conectados à rede própria, conforme anunciou Cid Gomes
População vai ser beneficiada por meio dos sistemas públicos de saúde e educação (TALITA ROCHA 2/12/2009)
A instalação do Cinturão Digital do Ceará (CDC) vai estar concluída em 31 de maio, quando todos os órgãos públicos estaduais serão conectados à rende própria de Internet banda larga. Até agosto, o contrato com a Oi para fornecimento de Internet, irá continuar.

São 2.250 quilômetros de fibra ótica para levar conexão de alta velocidade para 84% da população urbana do Estado, conforme se comprometeu o Governo do Estado. A princípio, a população vai ser beneficiada por meio dos sistemas públicos de saúde e educação.

Com o acesso ao CDC todos os serviços, as consultas nos postos de saúde, por exemplo, deverão agilizadas. “Uma vez conectadas, as informações dos pacientes já constarão no sistema de maneira prática e rápida”, avisa a Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), por meio da assessoria de imprensa.

O acesso diretamente a rede banda larga do CDC será feita por empresas que firmarem acordo com o governo para fornecimento de serviços utilizando o cinturão, como 3G, educação à distância, telefonia móvel e fixa, TV digital com controle interativo, exemplificou.

Algumas empresas já manifestaram interesse no sistema de banda larga público, mas ainda não foi firmado nenhum contrato. Portanto, não há previsão para que o cearense conecte seu computador na banda larga por um preço mais acessível.

A Etice explica que o objetivo principal do CDC não é oferecer Internet gratuita, mas sim, promover uma livre concorrência e, consequentemente, um barateamento dos custos. A Internet banda larga custará no máximo R$ 30 por 1 Mbps”, estima.

O presidente da Etice, Fernando Carvalho, lembra que o governo retira o investimento de R$ 65 milhões em três anos. “O ceará é pioneiro na instalação de uma infraestrutura deste porte”, diz.

De Fortaleza a Sobral e Fortaleza a Quixadá, todos os órgãos já estão conectados e funcionando ao CDC.

Quanto

ENTENDA A NOTÍCIA

Segundo a Anatel, em 2010, o Ceará tinha 275.496 assinantes de banda larga. Mesmo uma assinatura podendo dar acesso a várias pessoas, a população cearense é de cerca de 8,1 milhões de pessoas. Estamos longe da inclusão digital.

Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: