sábado, 26 de março de 2011

Tempo de ler para conhecer

O lançamento de livro das Edições Demócrito Rocha marca comemoração pela libertação dos escravos no Ceará

Livro será distribuído para 36 escolas, atendendo, no início, a 3.300 estudantes (RAFAEL CAVALCANTE)
“Trabalhamos nas nossas escolas, as diretrizes para a educação etnico-racial e o resgate da cultura africana e afro-brasileira, por isso pensamos na construção de um livro que pudesse levar aos alunos um pouco da história e geografia do município”.

A declaração é de Ana Paula Fonseca Braga, secretária da Educação de Redenção sobre o livro didático “Descobrindo e Construindo Redenção - História e Geografia”, das Edições Demócrito Rocha, lançado ontem à tarde, num dos principais eventos comemorativos à libertação dos escravos no Ceará.

A solenidade foi na sede do Campus da Liberdade da Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Em frente à sede, onde fica o monumento que lembra a libertação dos escravos, ocorreu e entrega simbólica do livro didático pelo reitor da Unilab, Paulo Speller a dois estudantes da rede pública de ensino. O livro vai para 36 escolas, atendendo, no início, a 3.300 estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

“Não tínhamos ainda uma obra didática que abordasse a nossa história e geografia”, afirmou a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra. Ela disse ainda que as comemorações da libertação dos escravos ocorrem três vezes ao ano na cidade: 1º de janeiro, quando Redenção deu fim à escravidão (1883); 25 de março, data em que os escravos cearenses foram libertados (1884) e 13 de maio, quando foi assinada a Lei Áurea, libertando todos os escravos no País (1888).

“Para nós é uma satisfação comemorarmos pela primeira vez essa data no município”, disse o reitor Speller. Também estiveram presentes nas comemorações, a editora das Edições Demócrito Rocha, jornalista Regina Ribeiro, o representante da Unesco no Brasil, Vicent Defourny e outras autoridades.

“Tivemos vários momentos juntos com os professores, debatendo os temas que seriam incluídos no livro, elaboramos um sumário, pesquisamos nas localidades, resgatamos documentos e juntamos todo o acervo”, recorda a professora Maria da Conceição, da Coordenação do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação de Redenção.

Os alunos também estão animados. “Acho importante porque ainda sabemos pouco sobre a nossa história. Agora vamos ter mais fonte de pesquisa”, disse Irlanara Sousa da Silva, 11, aluna do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Médio Dr. Edmilson Barros de Oliveira.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIARedenção recebeu o título de "Rosal da Liberdade" por ter sido o primeiro local a libertar escravos no Brasil imperial, em 1º de janeiro de 1883. Chamava-se Vila do Acarape e a luta foi encabeçada por pessoas da sociedade civil.

SAIBA MAIS

Na solenidade foi comemorada a conquista do Selo Educação pela Igualdade Racial, concedido pelo Governo Federal, Unesco e Unicef.

A programação incluiu a doação à Unilab, à UFC e à Prefeitura do município, da Coleção História Geral da África, por Vincent Defourny que proferiu palestra sobre “Educação: formação para a liberdade”.

As Edições Demócrito Rocha têm catálogo com mais de 300 títulos incluindo livros didáticos, de literatura infanto-juvenil e tecnológica. A editora da Fundação Demócrito Rocha já produziu livros de História e Geografia para oito municípios cearenses.
 
Rita Célia Faheina
Enviada a Redenção
ritacelia@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: