quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cia Ciclos traz de Tabuleiro do Norte o espetáculo Sob Pressão

A coreografia, que pretende traduzir a angústia no mercado de trabalho, será apresentada durante o mês no projeto Quinta com Dança do Dragão do Mar
Depois de passar por Mossoró (RN) e Limoeiro do Norte (CE), o espetáculo chega a Fortaleza para falar sobre experiências de tensão
Um grupo de bailarinos oferece aos habitantes do interior do Ceará, na região do Vale do Jaguaribe, a possibilidade de experimentar a dança contemporânea. Criada há sete anos, a Cia. Ciclos é composta por dez integrantes e liderada por Duaram Gomes, professor de Educação Física que ousou ingressar no mundo da dança. O diretor garante: por lá, a dança contemporânea já conquistou seu público.

De Tabuleiro do Norte para Fortaleza, o grupo apresenta hoje (14) o espetáculo Sob Pressão no primeiro Quinta com Dança do mês de abril, no Centro Dragão do Mar. A companhia pretende traduzir a angústia de lidar com a concorrência no mercado de trabalho. “É um espetáculo sobre ação e reação. No palco, os bailarinos passam por esses estímulos negativos até o momento em que explodem”, explica o diretor.

É a primeira vez que Sob Pressão é apresentado na íntegra na capital cearense, mas já foi levado às cidades de Mossoró e Limoeiro do Norte. A composição da coreografia foi guiada pela observação de fatos cotidianos, o cenário simula grades que remetem aos sentimentos de angústia e isolamento. Em 45 minutos, a proposta é que o público identifique no seu próprio cotidiano essas experiências de tensão.

Alex Nogueira, bailarino e professor da Escola de Dança de Paracuru, acompanha o trabalho da Cia. Ciclos, e foi convidado para dar aulas de balé para o elenco.“Eles têm muita vontade de dançar, depois de trabalhar o dia inteiro se reúnem à noite e ensaiam até de madrugada. Conseguiram montar um balé de qualidade com uma dramaturgia interessante”, diz.

Com duas participações na Bienal Internacional de Dança de Fortaleza (2003 e 2009) no currículo, o grupo segue em temporada com a coreografia no Centro Dragão do Mar nos dias 21 e 28.

SERVIÇO

QUINTA COM DANÇA APRESENTA SOB PRESSÃO
Quando: hoje (14) e nos dias 21 e 28/4, às 20 horas.
Onde: teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Quanto: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia) - no local.
Outras informações: 3488 8600.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: